pra quando você acordar

por Bettina Bopp

Sobre

Em 2005, meu irmão Itamar, na época com 41 anos, entrou em coma depois de um infarto e longa parada cardíaca.

Durante quarenta minutos, o Ita precisou escolher se ficava ou ia embora. Decidiu ficar, apesar do que iria passar. Coragem? Carma? Acaso?

Desde então, ele está dormindo. Para os médicos, ele pode acordar amanhã ou nunca mais. O cérebro é o desconhecido.

O que aconteceu com ele despertou em mim sentimentos que eu desconhecia e o tempo me mostrou que abrir a ferida também pode curá-la.

Está em tempo de organizar meu caos. Escrever é isso pra mim. Escrevo pra quando o Ita acordar.

Bettina Bopp    bbopp@terra.com.br

https://www.facebook.com/praquandovoceacordar 

81 comentários em “Sobre

  1. Paula Nogueira de Toledo Morelli
    fevereiro 16, 2014

    Quando se interage com o gato ele se mostra uma compania extraordinária. Sempre quiz ter um. Em minha infância, o gato da casa,salva por meu irmão de moleques que a apedrejavam, escolheu e foi escolhida por minha irmã e nunca a senti minha. Casada só tive cachorros, matadores de gatos. Fica para outra geração. Não desista deles.

    Curtir

    • Carlos
      julho 7, 2015

      Paula,
      Sempre tive cachorros. Até hoje sinto falta de cães. Hoje tenho gatos. Não peguei nenhum, todos foram pegos por minha mulher, ainda filhotes, embaixo de carros. Todos sujos, famintos e abandonados. Dos trẽs dois me escolheram. O mais novo parece que sabia que a ultima palavra seria minha, tanto que qdo o conheci veio direto e se deitou no meu peito. Gatos são assim, pouco interagem com a gente mas qdo isso ocorre é muito intenso. Ainda nessa geração, não desista.

      Curtido por 1 pessoa

  2. Robertinha Leal
    março 11, 2014

    Nossa que coisa linda esse blog!! So poderia vir da família cheia de amor que eh a de vocês… Li e me emocionei como mtas vezes me emocionei nessa luta do Ita… Esse homem por muitas vezes foi uma pessoa maravilhosa para mim… O maior presente que ele me deu foi ter conhecido um pouco mais de cada um de vocês… Maria Elvira uma alma iluminada e abençoada, vc e seus filhos que eu adoro, Bruna uma linda cheia de talento, Fabio um amigo de mts anos e Sr Itamar um anjo que esta no céu olhando por todos vcs… O santinho dele fica aqui no meu altarzinho… Soh tenho que agradecer por vcs existirem e serem assim., iluminados… E peco desculpas pela minha ausência mas vcs e principalmente o Ita fazem parte das minhas orações e nos bons pensamentos… Beijos no coracao de todos e obrigada por terem deixado eu conhecer um pouquinho de vcs!!!

    Curtir

    • bettinabopp
      março 11, 2014

      Amada, você sabe que está sempre presente pra nós. Seu carinho e amor pelo Ita são genuínos, isso que vale. Mas temos saudades! Bj grande

      Curtir

  3. Fátima
    junho 18, 2015

    Nossa! Quanta sensibilidade! Deus abençoe seus passos e faça sua fé permanecer em chamas.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Be Peneluppi
    junho 18, 2015

    Bettina, lindo nome, parecido com o meu, mas gosto mas do seu. Li sua história em razões para Acreditar, é um site que sigo. E não sei porque me deu ganas de escreverte, perdão que as vezes misturo castellano com português. Quando eu era adolescente escutei 2 histórias diversas vezes, não sei porquê, não lembro, mas me lembro das histórias. Uma é de um filme baseado em uma história real, uma chica adolescente entrou em coma… e ficou por muitos muitos anos em coma e de repente despertou na casa dela e saiu gritando para a mãe que ela ia perder a escola, el adespertou do coma como se tivesse dormido apenas uma noite, e o filme contava a readaptação dela a vida de muitos anos depois, então sua ideia é genial, assim seu irmão fica atualizado de tudo que está acontecendo. A outra não é filme, um homem entrou em coma e com o tempo as pessoas deixaram de visitar, mas tinha um amigo que ia visitá-los todos os dias, e conversava muito com ele, contava de mulheres, saídas, futebol… de tudo, falava de tudoooo mesmo do coma e de doença, conversava como se os dois estivesem num bar tomando uma cerveja. E por uma viagem de trabalho o amigo ficou alguns dias sem ir ao hospital, ele saiu do coma perguntando do amigo e dizendo que todo o tempo escutava o amigo, só não conseguia responder. Mas do que Esperança é importante ter uma Fé Cega que logo ele irá se recuperar, ficará bem,feliz e sem dor. Não importa a crença de vocês porque a Fé é na recuperação dele, enviem sempre essa boa energia de cura pra ele.
    Que Dios te bendiga siempre y a tu hermano también!
    O mais importante ele tem, o seu amor incondicional.
    Sorte!
    Saludos, Be

    Curtido por 2 pessoas

    • bettinabopp
      junho 19, 2015

      Nossa, que mensagem mais linda e generosa, Be! Fiquei emocionada! Obrigada pelo seu carinho! Bj

      Curtir

    • José Antonio
      julho 19, 2016

      Bettina sua decisão de diariamente comentar os acontecimentos, para quando o Itamar acordar é realmente um ato de amor com dimensões infinitas. O mundo precisa de pessoas como voce, com determinação, dedicação e amor. Só posso dizer que vou rezar por ele, para que acorde logo, e que tenha um trabalho imenso para ler todo o seu diário.

      Curtido por 1 pessoa

      • bettinabopp
        julho 21, 2016

        José Antonio, obrigada. Seu carinho e suas orações chegarão até nós, certeza!

        Curtir

  5. Bruna T.
    junho 30, 2015

    Depois de pouco mais de um mês terminei de ler todos os textos do blog e o sentimento é o melhor possível. Não sei se outras pessoas tiveram a mesma sensação que eu, mas sinto como se já conhecesse o Ita e, inclusive, me permito chamá-lo assim. Talvez não deveria. Me acho parecida com Bruna e queria ter tido a oportunidade de conhecer o Folk e o Indie – que parece muito com a minha Cacau em termos de bagunça. Ela sabe como ninguém se afagar em pés e comer papel higiênico… Bom, não sei qual o propósito do Ita ter ficado (e não ficado, ao mesmo tempo), mas acredito muito naquilo que diz que “tudo tem um por quê”. De repente não cabe a nós entender isso agora. Mas quem sabe um dia? Gostaria, se você pudesse, que mandasse um abraço, em especial à sua mãe. Sei que talvez esse “abraço” nem faça qualquer sentido e nem sequer mude o dia dela, afinal ela nem sabe quem sou eu. Mas eu “sei” quem ela é e pelo que ela vem passando. E quem demonstra tanta coragem e tanto amor só merece de volta mais e mais amor. Ainda que na forma de um “abraço à distância de um desconhecido”. Se puder, também, diga ao Ita que mais alguém que ele não conhece se encantou com sua história. Talvez por ter passado por algo mais ou menos semelhante… No fim do ano passado meu tio sofreu um acidente de moto. Teve morte cerebral. Ele também ficaria meio cá e meio lá. Mas minha tia resolveu deixá-lo ir. Ela chegou a assinar todos os papéis para autorizar o desligamento dos aparelhos. Mas nem deu tempo. Ainda bem. Acho que ele não quis que ela tivesse de carregar esse peso nas costas pelo resto da vida. Eles tiveram três filhos. E, por mais que o mais velho já fosse quase um adulto, ela ainda teria de cuidar das duas meninas. Aí ele se foi. Teve uma para cardíaca e se despediu da gente como se dissesse “a decisão foi minha, não se preocupe”. Ele é incrível. Sabe aquele tio que a gente adora, que faz todas as coisas que os pais não nos deixam fazer? Então… Sei que em mim tem um pouco dele. E agora tem um pouco de você e do Ita, da Bruna, da Maria, do Lucca e de cada pessoa que você fala aqui. Acredito muito nisso: tudo que a gente toca vira um parte de nós – seja bom ou ruim. Vocês são coisa boa.

    Obrigada – do fundo da alma.

    Bruna T.

    Curtido por 1 pessoa

    • bettinabopp
      junho 30, 2015

      Bruna, estou aqui lendo e me emocionando com cada palavra sua! Que lindo, que doce! Minha mãe vai receber seu abraço e sentir como se já te conhecesse ha tempos. Isso faz tão bem pra ela, acredite! Pode deixar que passo seus recados pro Ita! Diga pra Cacau que ela tem bons amigos por aqui ,apesar do Indie não ser um bom exemplo! Um tio querido faz a diferença na vida das pessoas e tenho certeza que esse seu jeito raro também venha da relação que construíram! Não perca essa vontade de fazer o bem! Porque nessa sua mensagem, na grandeza desse gesto, vc só nos fez muito bem! Beijo de todos os Bopp ❤

      Curtir

      • Bruna T.
        junho 30, 2015

        Confesso que chorei. Saudade é aquela gotinha de água que fica pingando na torneira… Quando a gente tá quase acreditando que passou, lá vem ela e pinga outra vez, devagar e sempre. É como se fosse um lembrete ou o despertador que toca às seis da manhã. Suas palavras me deram saudade das pessoas que perdi. Imagino que você também sinta saudade de um tempo em que tudo era mais simples. Eu, apesar de ser nova (tenho 20 anos) também sinto saudade do tempo que eu nem pensava nisso, porque não havia de quem ter saudade. Todo mundo que eu amava estava aqui. E aí a gente vai crescendo, a vida vai acontecendo pra uns e desacontecendo pra outros. E de repente, assim, em um dia 2 de novembro de 2012 a gente perde um primo-irmão que saiu pra viajar e nunca mais voltou ou em um dia 15 de dezembro de 2014 – cinco dias antes do próprio aniversário – a gente perde um tio, um parceiro, tipo um pai só que mais divertido… Enfim, de um jeito ou de outro a vida acontece. E apesar de tudo, eu venho gostando de como ela está acontecendo pra mim… Espero que você e todos os Bopp possam ter essa sensação de “apesar de tudo”. É como encontrar um ponto de luz em um lugar escuro. Por mais que dê medo de estar ali existe alguma coisa que te faz seguir em frente. Viver (ou viver mais ou menos) é sempre seguir em frente. Ita talvez não esteja vivendo tudo que poderia, do modo como poderia, mas certamente de algum modo ele vive – de algum modo que talvez nós, empregnados de uma visão padronizada de vida, não entendemos. Vai ver esse é o jeito dele de viver… Um dia, quando vocês puderem conversar, você pergunta pra ele. Diz que foi uma menina meio maluca e intrometida que te disse. Diz também que ela se chama Bruna, tá quase se formando em jornalismo e espera que você esteja vivendo a melhor vida possível, do seu jeito. Mais um beijo e um obrigada do fundo da alma – tirei do mesmo lugar onde guardei suas palavras bonitas.

        Ps.: perdão se alguma palavra sair escrita errada… Estou pelo celular :/

        Curtir

      • bettinabopp
        junho 30, 2015

        Linda, linda, linda! E tão madura e sensível aos 20! Minha admiração! Bjoks

        Curtir

    • Bruna
      julho 15, 2015

      Bruna, já faz um tempo que li seus comentários e venho ensaiando como respondê-los. Me reconheci tantas vezes nas coisas que escreveu, que também sinto você parte de mim. Eu sei o que é ter um tio incrível e sentir saudade de um tempo em que não sabia direito o que era sentir saudade. Você nos mostrou mais uma luz no escuro. Que sorte a nossa ter você por perto. Um dia ainda temos de nos conhecer! Um beijo enorme, com muito amor. Bubu

      Curtido por 1 pessoa

      • Bruna
        outubro 29, 2015

        Bruna!!! Desculpe a demora, só hoje criei coragem (e um blog para) de te responder… Ah! Você garantiu meu sorriso do dia! Obrigada por esse carinho todo! A história de vocês segue comigo, guardadinha em um lugar bem bonito do meu coração. Sigo torcendo por vocês, porque vocês merecem toda a felicidade que essa vida possa trazer. Um bando de sorrisos lindos e momentos alegres pra fazer a vida mais gostosa de ser vivida! Aliás, Maria tá toda linda de Bruna também – mesmo que seja só pro filme. Fico igual boba acompanhando-a pelo Instagram!

        Beijo (e um afago) pra todo mundo!

        Curtido por 1 pessoa

      • bettinabopp
        novembro 5, 2015

        Bruna linda, a minha Bruna adorou sua mensagem (e eu também!). Você agora tem um blog? Se sim, quero conhecer! Bj

        Curtir

  6. Bruna T.
    julho 1, 2015

    Me desculpe o desabafo! Prometo não me alongar muito das próximas vezes! Ah, continuarei por aqui esperando os próximos textos! Mil beijos e abraços!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Pingback: Ela criou um blog na esperança que seu irmão leia quando acordar do coma | Catraca Livre

  8. Pingback: Ela criou um blog na esperança que seu irmão leia quando acordar do coma | Trilha Mundos – Cooperativa de Projetos e Serviços Socioambientais – 61 8138-5888

  9. tereza
    julho 7, 2015

    lindo só quem tem amor jamais perde a fé.

    Curtir

  10. Alice Pavan
    julho 7, 2015

    Você não me conhece, mas eu te conheço.Não há muito tempo, mas profundamente. Te conheço desde hoje à tarde, quando tirei um tempo para ler seu blog, e percebi que a vida é muito mais do que nascer, viver e morrer. Aprendi que um talvez pode ser a espera de uns, a esperança de outros.
    Em textos doces, você traduziu a saudade e a delícia de ter essas lembranças. Pegou o que era dor e transformou em poesia. Poesia verídica. Carinho e reflexão para a alma.
    Tenho seis irmãos, e mesmo com essa quantidade avantajada não me imagino com apenas 5. Cada um de um jeito, todos me tocam de uma forma diferente. Só quem tem irmão entende o que esse laço significa.
    Que Deus permita seu irmão acordar para essa vida, que seu avô sente muitas e muitas vezes na mesa para jantar com vocês, que Ele te presenteie com a prova de que esperar por quem se ama vale a pena. Seja para encontrar ainda nessa vida, ou em tantas outras, que quem sabe, estão por vir.
    Hoje, você, sua família e seu irmão estão em minhas orações.
    De sua amiga, Alice Werneck Pavan.

    Curtido por 1 pessoa

    • bettinabopp
      julho 7, 2015

      Alice, só podemos nos conhecer, mesmo sem saber! Suas palavras me emocionaram muito! Obrigada!

      Curtir

  11. andrea
    julho 7, 2015

    Parabéns, vc é admirável.

    Curtido por 1 pessoa

  12. Juliana Separavic
    julho 7, 2015

    Querida Bettina.

    Me faltam as palavras nesse momento, mas creio que se pudesses me ver, minhas lágrimas falariam por mim. Que ser humano incrível tu és. Por um mundo com mais Bettinas por aí!

    Grande beijo.

    Curtido por 1 pessoa

    • bettinabopp
      julho 7, 2015

      Um mundo com mais Julianas! Escrevo pro meu irmão e vc, generosamente, escreveu pra alguém que nem conhece! Isso é muito bonito! Obrigada, querida!

      Curtir

  13. Marta
    julho 7, 2015

    cheguei ao seu Blog via CatracaLivre… seu Blog é uma linda lição de amor… e como outras pessoas já escreveram aqui para vc… a gente se emociona e muito … é muito amor. Escrevo para te agradecer, agradecer por sua generosidade em compartilhar esse sentimento com a gente e nos ensinar tanto e de maneira tão delicada.

    Curtido por 1 pessoa

    • bettinabopp
      julho 7, 2015

      O agradecimento tem de ser meu, Marta! Linda é a sua generosidade por escrever pra alguém que nem conhece! Obrigada, querida!

      Curtir

  14. Josiane Felipe
    julho 8, 2015

    Torço pela vida do seu irmão Ita, é lindo seu amor e preocupação muitos irmãos não dão valor ao amor de irmão sou a mais nova dos meus irmãos somos três mas só eu e minha irmã temos o mesmo sentimentos ja meu irmão so vem pra falar besteira, esculhambar eu e minha irmã e tem vergonha da nosso jeito de viver, é muito lindo seu amor que possa surgi mais gente como vc e vc me ensinou uma lição muito grande, eu e minha irmã nem sempre estamos bem (a maior parte) mas vc me ensinou que mesmo disso tudo temos que colocar o amor acima de tudo até de nos mesmo linda continue assim, Vc é uma pessoa admirável, Obrigada que meu eo seu Deus e de todos nos conforte vc e sua famila e todos os seus parentes, parabéns pela iniciativa estou aqui torcendo pela recuperação dele eu e minha família bjs

    Ps.: desculpa pelos erros, e por algumas partes vc não entender e ficar meio sem sentido mais quero que saiba que estou torcendo por ele e estou admirando vc muito….. ☺😊😄😍💗

    Curtir

    • bettinabopp
      julho 8, 2015

      Querida Josiane, obrigada pelo seu carinho! Mas, sabe, eu também to aprendendo muitas coisas. Às vezes preciso me afastar, outras vezes estar mais próxima do meu irmão. Deve ser assim com vc também? Tenho aprendido muito também com demonstrações de afeto como a sua. Porque eu escrevo pro meu irmão, mas vc escreve pra mim, torce por nós e nem nos conhece. É lindo isso, obrigada!

      Curtir

      • Josiane Felipe
        julho 10, 2015

        É assim mesmo Betinna, verdade não a conheço não aos meus olhos mais aos olhos de Deus nós somos todos irmãos e nesse momento essas palavras meio embolada e sem noção pois sou Jovem fiz 20 anos a pouco tempo e estou aprendendo a viver e dar valor agora me coloquei no seu lugar e me coloquei como ele se fosse um irmão assim como você e torço como um membro de sua família, e sua demonstração de amor por ele é linda de mais. ☺😊😄😱😍

        Curtido por 1 pessoa

      • bettinabopp
        julho 10, 2015

        Josiane querida, quanta coisa boa de se ouvir. Quanto carinho! Tão menina e tão sensível! Obrigada, linda! Beijo

        Curtir

  15. Paty
    julho 8, 2015

    Querida Bettina! Espero e desejo imensamente que tudo dê certo pra vcs! O Ita é uma pessoa de sorte em tê-los ao seu lado. Sua história me emocionou mto. Estou torcendo e rezando por todos vocês! Um beijo. Fiquem com Deus!

    Curtido por 1 pessoa

  16. Camila
    julho 8, 2015

    Bettina… Que coisa mais maravilhosa esse blog e o amor que o alimenta! Fiquei lendo por horas e horas… Apenas uma alma iluminada consegue escrever com tanta leveza, apesar de toda a tristeza que a atual condição do querido Ita traz. Tenho fé que ele ainda vai ler tudo isso, com o mesmo prazer que todos sentem qdo chegam aqui. Prazer acrescido de amor, orgulho, admiração e gratidão por essa irmã que escreveu o mundo enqto ele dormia. Luz e fé na sua caminhada!

    Curtido por 1 pessoa

    • bettinabopp
      julho 8, 2015

      Camila, e vc trouxe mais luz pra essa caminhada, acredite! Suas palavras são generosas! Obrigada!

      Curtir

  17. Josiane Felipe
    julho 10, 2015

    Disponho…. :3 minha linda já me sinto da sua Familia rs… (Exagerei) mais sua história e seu gesto me comoveu e me tocou de um jeito e eu nem preciso conhecer pra saber as pessoas maravilhosas que vocês são, nos tempos de hoje é muito difícil, se você quiser desabafar conversa ou qualquer outros tipo, sou uma pessoa estranha mais sou amiga posso não poder ajudar muito mais ouvir e escutar já vai ser o suficiente espero pela recuperação dele, ele é da idade da minha Mãe e essa é a melhor idade e eu não quero que ele e nem mesmo minha mãe e nem ninguém perca essa melhor idade torço por vocês bjs linda de nada estamos ai 😆😇😍😘

    Curtido por 1 pessoa

  18. Josiane Felipe
    julho 10, 2015

    Denada minha linda bjs…. 😍😘 ❤

    Curtido por 1 pessoa

  19. Graciete
    julho 20, 2015

    Olá Bettina!! :D… tenho acompanhado seu blog e me emociono a cada novo post com o carinho que você escreve… Fiquei ensaiando para escrever aqui… Talvez por pensar ser inconveniente com a dor de vocês e que no fim, se torna nossa dor também. então me “armei” de fé e coragem e vim aqui deixar minha mensagem de carinho.
    É possível acreditar que o impossível irá acontecer?? Deus sabe todas as coisas e Ele sabe o porque do Ita se encontrar assim, meio conosco e inteiro com Ele. Milagres acontecem todos os dias, e quem sabe “Hoje” seja um dia do milagre acontecer? Você é umas das pessoas mais fortes que conheço e desejo que continue assim, buscando forças da fé que alimenta a sua vida, dos seus entes queridos e em especial do Ita, que realmente precisa de todos nós
    “…E você aprende que realmente pode suportar… que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!”.
    Dizem que quando você deseja algo do fundo do seu coração, ele se realiza… agora somos uma multidão ou grande parte dela, com um único desejo: o mesmo que o seu, o Ita acordar!
    Um beijo no coração desta família linda que você tem e que Deus abençoe cada um de vocês

    Curtido por 1 pessoa

  20. Tuane Tomé
    agosto 18, 2015

    Eu encontrei esse blog em uma reportagem que já não me lembro mais, mas que no mesmo dia me deixou atenta a ler todas as histórias contadas, de uma forma tão linda e tão humana, que nos faz desejar que o Ita acorde e possa ler uma história por dia, em um momento qualquer e traga a ele memórias nunca esquecidas, mas sim memórias vividas, onde ele possa falar, sim eu estive presente nesse momento, não fisicamente, mas estive ali vivenciando vocês.
    Simples assim, todos vivemos lembranças que passaram e nos marcaram, aguardo ansiosa uma nova lembrança.

    Curtido por 1 pessoa

  21. Luciana Barbosa
    setembro 29, 2015

    Há alguns anos perdi um Itamar, um amigo irmão que só outras vidas poderá explicar que amor era aquele que nos unia. E que nos une até hoje.
    Sempre fui boa para escrever, pra sorrir e dizer que tudo está e vai ficar bem, mas nunca soube falar com ninguém o quanto a dor foi profunda, o quanto é profunda e o quanto me sinto uma ilha sem ele.
    Hoje lendo seus textos, me encontrei em uma história diferente, onde apenas os nomes dos protagonistas são iguais. E onde se percebe um amor enorme também.
    Torço por você, torço pelo seu irmão Ita. Que ele volte a sorrir voluntariamente, que ele possa ler cada pedacinho desse blog e que sua família possa celebrar um milagre.
    Muito obrigada de coração por suas palavras, sei que elas são para seu irmão, mas de alguma forma tocaram meu coração em amor e grandeza e é isso que minha alma necessitava.
    Bjo!

    Curtido por 1 pessoa

    • bettinabopp
      outubro 5, 2015

      Muito obrigada por palavras tão doces e por compartilhar um pedaço da sua história! Bjo

      Curtir

  22. fabianadalcol
    setembro 29, 2015

    Que exemplo lindo Bettina você nos dá com essa dedicação e amor ao seu Ita, com certeza a partir de hoje junto a você as minha orações pelo seu irmão que Deus te abençoe e toda sua família! bjs!!

    Curtido por 1 pessoa

  23. Rosane Lopes
    novembro 25, 2015

    Bettina passei por um historia muito parecida com a sua, tive um irmão, meu unico irmão que tambem teve uma parada cardiaca, ficou hospitalizado de agosto/14 a julho/15, mais de 3 meses na UTI, e depois no quarto do hospital. Tudo muito sofrido para meus pais, em julho ele faleceu com 40 anos e deixou uma saudade que só cresce em nosso corações. Força para voce e para a sua familia.

    Curtir

  24. Edivânia
    novembro 25, 2015

    Fé é o remédio pra tudo. Essa história é muito emocionante mesmo! Fé sem e pra sempre.

    Curtido por 1 pessoa

  25. maraa (@maraa)
    novembro 25, 2015

    eu adorei o seu blog! A maneira que você escreve traz humor e acalma o coração de quem lê suas histórias. Já me sinto parte da sua família! Que o seu irmão volte logo desse sono e tenha a oportunidade de ler tudo isso que deixaste pra ele!

    Curtido por 1 pessoa

  26. Pingback: Para quando ele acordar

  27. Eliana
    dezembro 22, 2015

    Você não vai acreditar, mas lí seu blog inteiro em 4 dias… me encantei com cada texto e me reconheci em muitas das situações, lembrei com você de fatos e noticias que eu mesma já tinha esquecido.
    Chorei, copiei frases e mandei pra mim mesma por e-mail, só para ler de vez em quando e não esquecer o sentido das palavras e da vida.
    Fiquei imaginando que a vida realmente é um filme, mas para cada um, um filme diferente. Enquanto seu irmão dorme há dez anos (numa espécie de filme pausado) minha vida deu várias voltas, em setembro de 2005 conheci meu amor, depois casei, me tornei mãe de duas lindas princesas (e amadureci)… perdi meu avô, parei de cantar minhas músicas no meu inglês errado (e endureci)… Tirei vesícula, tirei parte do estômago (e emagreci)… enfim, continuo protagonista do meu filme até quando Deus permitir…
    Em cada texto seu vi o talento da escritora, vi a união da família e acabei me apegando à história do seu irmão e agora torço pela recuperação dele, ele já está em minhas orações. Consigo até imaginar ele recuperado lendo e rindo com esses textos maravilhosos, questionando as situações e te agradecendo por jamais desistir dele.
    Tenha fé, que Deus abençoe todos vocês e que Ele aperte o play para que o filme do seu irmão volte a rodar em breve…
    Abçs.

    Curtido por 1 pessoa

  28. Adriana Favila
    fevereiro 16, 2016

    Oi Betânia, comecei hj a ler seu blogue por indicação de uma amiga que leu e me contou, pelo que estou passando… Tenho um primo de 32 anos que pegou uma pneumonia grave e no hospital acabou pegando 5 bactérias que estão dificultando todo o processo dele. Pela grande dificuldade de respirar e agitação em não conseguir, os médicos o induziram ao coma para entubar. Isso faz 15 dias e para quem sempre o teve presente, todos os dias…Já está fazendo uma diferença monstruosa. Uma mistura de otimismo, confiança, fé e muito medo…. todos os dias são dias de renovar a fé e a esperança de que tudo acabará bem. E minha amiga me indicou sua página no face justamente pq quase todos os dias eu e minha irmã postamos para nosso primo… contamos pra ele alguns fatos e pedimos q ele tenha calma q td vai dar certo. Imagino sua dor em ver seu irmão por tanto tempo assim….
    Não sabemos o que Deus nos reserva…a vida é uma caixa misteriosa, que só abrindo vemos o q está nos esperando (nem sempre é um gato branco peludo…abrindo vezes vem gatos pelados preto e laranja, mas vivemos e curtimos tudo). Peço a Deus todos os dias por ele e converso com ele, mentalizo ele no hospital e como se eu tivesse falando no ouvido dele, conto o q aconteceu no dia, conto o q ele tem, o q os médicos falam, o q farão com ele e peço q ele seja forte, tenha calma q tudo vai passar e ele precisa acreditar…
    Seu blog e lindo, cheio de emoção. Estou rindo e chorando com suas palavras. Tenho certeza de que enquanto escreve, seu irmão ouve, de lá do leito dele…e isso o faz feliz.
    Um beijo e boa sorte pra vcs…força! !!
    Adri Favila

    Curtido por 1 pessoa

    • bettinabopp
      fevereiro 29, 2016

      Que delicia de mensagem, Adriana. Muito obrigada! Desculpe a demorar em responder! Beijo

      Curtir

  29. natalia_rovere@hotmail.com
    maio 6, 2016

    Que história mais linda a sua!
    Só queria te contar uma coisa depois de conhecer vocês por aqui!
    Minha tia teve um AVC no final do ano passado… foram longos dois meses dormindo (não se compara com os 10 anos do seu irmão, mas pode acreditar, nós sentimos o que você vem sentindo).
    Todos os dias, os primeiros 45 na UTI, esperávamos a hora da visita com o coração cheio de esperança achando que aquele seria o dia que ela estaria lá, de volta pra nós, com os olhos abertos e perguntando o que havia acontecido. Os médicos diziam que ela poderia acordar em 1 semana, 1 ano, 10 anos, 30 anos… ou poderia dormir pra sempre. Mas no fundo do meu coração eu sabia que ela iria sim acordar… acho que você também sabe disso, não é?
    E de repente, em um dia qualquer, ela abriu os olhos e pediu chá, pediu pra levantar daquela cama, pediu para andar!
    Hoje, sete meses depois do dia do AVC, ela esta aqui, firme, forte, com um lado todo paralisado, mas se recuperando um pouquinho por dia!
    E olha só… ela conta que durante esse tempo dormindo, ela sentia uma luz quente nela… E de alguma maneira ela sabe que eram nossas orações.
    A Fé move montanhas, e tenha certeza, é ela que vai trazer seu irmão de volta pra vocês!
    Tenha Fé! Deus tudo pode! Seu irmão ainda vai dar um grande testemunho de vida, assim como minha tia vem dando!!!
    Queria te deixar um abraço bem apertado, com muito carinho e admiração à você!
    Deus abençoe vocês grandemente!

    Curtido por 1 pessoa

    • bettinabopp
      maio 26, 2016

      Natalia, só hoje percebi que minha resposta não foi publicada, me desculpe. Tão bonita sua história, tão generoso compartilhar com a gente…Espero que nesses dias frios você e sua tia estejam tomando muitos chazinhos. Beijo pra ela e pra você.

      Curtir

  30. Agostinho
    julho 19, 2016

    Lindo seu blog. A fé pode muito. A partir de hoje seu irmão estará em minhas orações.

    Curtido por 1 pessoa

  31. Jéssica
    julho 19, 2016

    Acabei de ler sua história através de uma matéria publicada em um site, eu chorei…meu pai me passou o link e disse pra eu separar os lenços pois era muito emocionante…Realmente… Fiquei tão tocada, eu não sei se você tem religião , mas a fé independe disso ,e isso que você faz é ter esperança e fé , e nenhum médico desse mundo tem sabedoria para saber se ele pode ou não voltar desse coma, porque a fé pode traze-lo de volta, Deus pode fazer esse milagre…eu torço muito, e continue atualizando o blog porque independente de qualquer coisa isso é como uma parte dele que você mantem ativa…Que Deus abençoe sua vida

    Curtido por 1 pessoa

    • bettinabopp
      julho 21, 2016

      Quando li sua msg, dizendo as palavras do seu pai, foi como estivesse ouvindo o meu pai. A gente também trocava indicações e gostos. Foi bom, obrigada. Beijo em vc e no seu pai ❤

      Curtir

  32. Renato
    julho 19, 2016

    Meus parabéns pelo verdadeiro amor exposto em palavras, nas mais diversas historias aqui registradas!
    Estou torcendo para que ele acorde amanha e tenhamos aqui, um final muito feliz!

    Curtido por 1 pessoa

  33. Bettina,estou assistindo agora no Multishow sobre sua família e fiquei encantada com a sensibilidade,fé,força e união que vcs tem!!
    Parabéns pois apesar dos tropeços,vcs são abençoados..saiba que nada vem por acaso!!
    Um enorme beijo em seu coração e de todos..
    Fiquem com Deus pois ELE já está entre vcs!!
    Se precisar de qualquer coisa e eu puder ajudar..estarei
    Claudinha.
    http://sonhofantasiarp.blogspot.com

    Curtir

  34. Snap Youtubers
    agosto 12, 2016

    Descobri este blog através do canal do Youtube da Bruna Viera, e achei lindo, acho magnífico o que você está fazendo! Podia conta rmelhor a história? Onde está seu irmão agora? Como o mantêm vivo durante tantos anos? Obrigada! Muita Força!

    Curtir

    • bettinabopp
      agosto 22, 2016

      Olá. Meu irmão mora com a minha mãe na mesma casa que morava antes do coma. Ele precisa só de sonda de alimentação como suporte. Não é ligado a mais nenhum aparelho. Obrigada pelo carinho e força. Bj

      Curtir

  35. Manuela
    agosto 31, 2016

    Olá! Que LINDO esse blog! Parabéns pela coragem! Eu vou orar pelo seu irmão e pela sua família, nada nessa vida é por acaso, acredito muito que toda essa provação é um desígnio de Deus para que a família de vocês esteja sempre unida e descubra o verdadeiro sentido do amor pregado por Jesus. Acredito também que o espírito do seu irmão está sendo amparado por todo o amor dedicado por vocês! Isso é muito importante para a evolução dele e a de vocês também. Deixo aqui os meus votos de luz e amor!

    Curtido por 1 pessoa

  36. Marta Silva
    novembro 19, 2016

    Fiquei feliz por ter perdido o sono e vendo TV conheci o blog. Entrei pra ver de mais perto, e estou emocionada Deus usa as pessoas para levar boas coisas a outras e sem dúvida usa você em casa palavra. Paz,saúde e Deus na vida de vocês sempre.
    Marta – Belo Horizonte

    Curtido por 1 pessoa

    • bettinabopp
      janeiro 23, 2017

      Feliz por vc ter chegado até aqui e trazido palavras tão boas de se ouvir! Bj

      Curtir

  37. Rafael Andrade Moura
    dezembro 23, 2016

    Olá, lhe escrevo de Goiás, cheguei aqui através do programa Papo de Polícia, do Multishow, através do episódio ”minha fé”, sou policial civil assim como seu irmão Fábio e fazia tempo que não me emocionava como me emocionei ao conhecer um pouco da sua história e da sua família…estou na torcida pela recuperação plena do Itamar. Que ele acorde logo para que você e sua família possa celebrar esse milagre…mantenha a força e fé em Deus…Fica aqui meu abraço e energias positivas para você, meu irmão de armas Fábio e para o Itamar. Feliz natal.

    Curtido por 1 pessoa

    • bettinabopp
      janeiro 23, 2017

      Rafael, desculpe pela demora. Andava afastada do blog. Passou. Voltei e estou muito feliz com seu carinho. Vou falar pro fabio. bj

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s