pra quando você acordar

por Bettina Bopp

Deus fará absurdos contanto que a vida seja assim

109977504_1662045770613342_5222017415853361790_n

Você não vai acreditar, mas hoje meu relógio apitou às 5h23. Da varanda do meu quarto fui procurar os cinco planetas visíveis, um fenômeno raro. Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno se encontrariam uma hora antes do nascer do sol. Em 2005, o ano que você dormiu, eles também estiveram ali. E eu não vi.

Há quanto tempo eu não olhava o céu! Há quanto tempo eu não via o sol nascer! Sabe que a Bruna me mostrou um aplicativo chamado Star Chart? Você aponta o celular pra uma estrela e descobre o nome dela, vê as constelações, descobre os planetas. Incrível.

E foi assim. Quando sosseguei o olhar e me entreguei à escuridão, Vênus apareceu brilhante, Marte no meio do céu, Saturno e Júpiter atrás dos prédios e, portanto, invisíveis pra mim, e Mercúrio subindo antes do Sol. Mágico. Sensação de viver na vida real as bolinhas de isopor espetadas por palitos nas placas brancas das aulas de Ciências. A Ciência é maiúscula sempre.

Levantei cedo pra ver a madrugada porque busco ainda explicações paranormais pra entender você. E como a pandemia era uma realidade tão distante – quanta ingenuidade! – depois dela acontecer acho tudo possível.

A sua lesão na perna parece a Via Láctea. As cores. O formato. Demorei a entender o que ela me parecia. Confesso que também me lembra a representação artística de um Buraco Negro. Ele que é resultado da morte de uma estrela. Ele que, apesar de invisível, suga tudo e nem mesmo a luz consegue escapar.

Agora em maio, surgiu o indício de um possível universo paralelo que funciona num tempo contrário do nosso. A explicação é que no momento da explosão do Big Bang, dois universos foram criados. Um é o nosso. O outro, sob a perspectiva do tempo na Terra, está indo ao contrário. É lá que você está, voltando o tempo pra trás?

Juntei minhas pecinhas nesse quebra-cabeça sobrenatural e que sempre sobram buracos. Pensei assim: em 2005, os planetas ficaram visíveis e você dormiu. Em 2020, de novo os planetas no meio do céu e no meio de uma pandemia que tem sugado tudo e é impossível ainda ver a luz na escuridão. O medo é de sossegar o olhar e se acostumar com os invisíveis, morrendo como estrelas, em uma constelação de histórias perdidas.

E então, Ita, você vivendo numa realidade distante, nesse universo paralelo onde o tempo corre ao contrário, decide abrir na própria carne o portal em forma de Via Láctea e finalmente voltar para realinhar as órbitas dos planetas.

Vem, Ita, a gente ainda precisa de você.

 Não te rendas, por favor, não cedas:
mesmo que o frio queime,
mesmo que o medo morda,
mesmo que o sol se ponha e se cale o vento,
ainda há fogo na tua alma,
ainda existe vida nos teus sonhos.

Só vem…
110103410_330077321326929_6717245240986104745_n

12 comentários em “Deus fará absurdos contanto que a vida seja assim

  1. Luiza
    julho 20, 2020

    Bettina,
    Suas palavras são de uma sensibilidade… que consigo visualizar cada parágrafo que vc escreve!!
    Ita, meu amigo, volta para nós, e principalmente para essa irmã admirável que TE AMA , daqui ao infinito….
    Um beijo muito carinhoso em vc, Bettina e tenha fé…. a vida é um mistério ainda…
    Fala pro Ita, da Lulu( aliás eu sou prima do Fernando Oliveira de Barros que estudou com vc)… De Camburi, Camburizinho…não me lembro qual a praia direito; já fazem 25anos que moro fora…Adoraria que ele lembrasse de mim….quem sabe??? Foi uma época muito divertida das nossas vidas!!!❤️😘🌺🌺🌺

    Curtido por 1 pessoa

  2. Vanessa Amorim
    julho 21, 2020

    Como o Ita esta com essa pandemia? Como vcs estão? Acompanho vc e suas histórias a um bom tempo e quando vc posta me alegra em saber como vcs estão continue sempre com suas postagens obrigada 😘

    Curtido por 1 pessoa

    • bettinabopp
      julho 22, 2020

      Oi, Vanessa, apesar de todos os nossos privilégios são tempos difíceis: ausência, preocupação, falta de perspectiva…Mas estamos bem, obrigada! bj

      Curtir

  3. Monica
    julho 21, 2020

    Me emocionei!!!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Belisa
    julho 21, 2020

    Um dos textos mais lindos que li este ano. Obrigada por isso.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Marilda Augusto
    julho 21, 2020

    Que a esperança nunca s e afaste de vocês e quem sabe seja um sinal de que ele vai voltar. E quando ele voltar tbm vou querer um abraço.
    Tá fazendo tanta falta. Obrigada por seus textos.
    Amo muito tudo isso que vc reparte e compartilha com a gente. 😘

    Curtido por 1 pessoa

  6. Aline Gonçalves
    julho 22, 2020

    A poetisa mais talentosa e especial para mim!!! Você merece todas as glórias,nunca li textos com mais amor que os seus, muito obrigada pela generosidade de compartilhá-los.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em julho 20, 2020 por .

Navegação