Você não vai acreditar, mas dois marimbondos pensaram em começar uma casa em um quadro da parede do meu quarto. É um quadro de flamingo com bolinhas pretas ao fundo. Não sei se isso interferiu na escolha. Precisei dissuadi-los dessa ideia. Com uma toalha e um travesseiro como escudo, eles voaram pela janela, contrariados.
Hoje choveu um pouco. Foi ótimo porque me poupou de regar as plantas. Por outro lado, a roupa molhou no varal. Tenho certeza de que sou mais feliz nos dias de sol. O manjericão reviveu. Precisa de tão pouco pra ficar verdinho de novo. Sabe que os trevos de quatro folhas se fecham no começo da noite? Eu não sabia. A sorte também adormece.
Tem duas teias enormes, com duas aranhas enormes, no meu quintal. Uma na entrada da área de serviço e outra em frente a churrasqueira. Uma tem amarelo nas costas, outra tem as patas listradas. Fizemos um pacto silencioso: elas não descem de lá e eu não as tiro dali. Uma chegou a extrapolar os limites e lançou sua teia no varal. Empurrei com o pano de prato. Disciplina é liberdade.
Finalmente consegui que os passarinhos viessem comer as frutas que deixo na minha varanda. Sabiás, bem-te-vis, maritacas. Dá uma felicidade! Agora já sei que eles preferem o mamão, porque as mangas e as folhas de repolho não fizeram sucesso. Eu como a fruta e eles as cascas e as sementes, que depois caem no jardim e nascem as frutas que vou comer novamente. Isso é tão Rei Leão…
Acredita que os mamoeiros estão florindo? Já te contei dos mais de 100 mamões papaia que colhi dos mamoeiros que a do Carmo plantou? O problema é que eles ficaram muito altos e só conseguíamos tirar as frutas com uma vara. Do Carmo, com a sua sabedoria imprescindível e diária, me disse que o erro foi ela ter jogado as sementes em pé. Por isso a altura. Esses que estão florindo agora são bem baixinhos, porque ela plantou ajoelhada. E se isso for mesmo verdade, e os mamões derem fruto nessa altura, eu terei a certeza de que a gente não sabe mesmo de nada.
Talvez eu não limpe tão bem a casa. Falo isso porque tenho visto insetos que nunca tinha visto por aqui. Como aquelas traças chegam tão rápido nos cantos? Elas se arrastam até lá? Voam e preparam um casulo pendurado? Estouram que nem pipoca? Bicho besta as traças.
Semana passada, vi pela janela um carro estacionado aqui na frente. No teto do carro, uma escultura grande de um inseto com uma trouxa de roupas nas costas. Achei que fosse carro de buffet infantil, mas não: era um carro de controle de pragas. Um cupim de mudança é uma imagem bem pouco poética.
Sabia que eu uso, todos os dias, aquela sua panela Wok? Sim, roubei. Foi com ela que me aventurei na cozinha nessa quarentena. Tem dado certo. Finalmente faço uma comida comível.
Tenho mais simpatia por joaninhas redondas. As ovaladas parecem besouros disfarçados. Não acredito que realizem desejos. Pode ser puro preconceito.
Minha primavera nunca esteve tão bonita. O outono já vai acabar e a gente viu a estação passar pela janela. Que privilégio estar em casa. Ter casa. Frei Beto chama isso de loteria biológica.
“No outono as árvores aprendem a difícil missão de desapegar, deixar ir. Na primavera elas entendem o motivo.” Li essa frase, achei bonita, guardei e não lembro de quem é. Não foi agora, porque não tenho conseguido ler nada esses tempos.
Bom, acho que é isso. Falar de amenidades cotidianas silencia de alguma forma o barulho interno que sua lesão na perna e a tragédia das 44 mil mortes me causam. As duas vão demorar pra cicatrizar…
Que lindo isso, senti meu coração bem quentinho, que
bom que te encontrei, foi a tua filha que indicou, cuidem-se adoro vcs.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom que a Maria te trouxe até aqui! Cuidem-se também! Bj
CurtirCurtir
Ah quantas amenidades que passam desapercebidas!
Eu estava com saudade 🏠☀️🙏🖼🦟🕸🐞🌺
Obrigada Bettina!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Um beijo, Elza!
CurtirCurtir
Que saudade dos seus textos.
CurtirCurtir
Ahhhh, que bom que está por aqui! Bj
CurtirCurtir
Lindo como sempre !!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bj, Aline!
CurtirCurtir
Que texto mais lindo, leve e delicioso! Fez o meu dia aqui do outro lado do mundo!
CurtirCurtir
Ah, Ju, que bom que gostou e comentou! Fez meu dia mais feliz por aqui! Bj
CurtirCurtir
Sempre muito bom ler seus textos, achei esse vem poético.
Saudades de ler vc
Bjus e cuide da perna e da alma.
Beijos e abraços iluminados p vc.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Um beijo carinhoso!
CurtirCurtir
Que lindo. Vim através da sua filha que é uma gênia. Parabéns por essa arte pulsante em ambas.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom que a Maria te trouxe ate aqui! Bj
CurtirCurtir
LINDO! LINDO! LINDO!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Linda!
CurtirCurtir
Estou assistindo nesse momento os vídeo do fabio bopp no YouTube
Um abraço pra toda sua família
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom! Obrigada! bj
CurtirCurtir
Maravilhoso, Bettina! Esse blog é o cantinho que eu venho quando eu quero calentar o coração. Eu tenho um podcast, e seria maravilhoso se a gente pudesse trocar uma idéia sobre seu blog. Fica aí o convite! Gratidão pelo seu trabalho.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que bom que vamos, Pedro! bj
CurtirCurtir
Lindo texto como todos os anteriores. Dá leveza ao coração.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada, Iara!
CurtirCurtir