pra quando você acordar

por Bettina Bopp

Recriar a luz que me trará você

ita-2

Você não vai acreditar, mas hoje, exatamente hoje, faz onze anos que você está dormindo. Onze anos que eu acordei naquela sexta-feira e fui atrás de uma loja de painéis de cortiça no Jabaquara. Onze anos que me perdi no caminho e passei em frente à igreja de Nossa Senhora das Graças. Onze anos que eu quis, então, esquecer das cortiças e conhecer essa igrejinha, já que eu tinha sonhado e comprado uma imagem branca de Nossa Senhora das Graças há pouco tempo. Onze anos que, quando entrei, ouvi um órgão tocar.

Onze anos que achei aquela cena bonita: a igreja vazia e alguém tocando órgão. Onze anos que comentei com o Renato que estava comigo e ele me disse que não estava ouvindo nada. Onze anos que achei aquilo absolutamente estranho e que quando sai de lá, telefonei para a mãe do caminho para contar sobre aquela situação bizarra. Onze anos que, ao fundo, ouvi a sua voz. Pela última vez. Há onze anos.

No final daquela tarde, a dor sua, o hospital, a parada, a imagem da Nossa Senhora branca ao seu lado, a dor nossa. Há onze anos, a dor nossa. E essa sensação de estar vivendo o rascunho da vida. Só ensaio, ainda não tá valendo. Há onze anos tentando montar um quebra-cabeça, com uma peça faltando. Há onze anos acontecendo coisas incríveis, maravilhosas e você aí dormindo.

Sabe, vai ficando uma distância tão grande de antes daquele dia que eu tenho que ficar me agarrando em memórias, lembranças e histórias que nem sei mais se são verdadeiras. No silêncio mais fundo desta pausa, em que a vida se fez perenidade, procuro a tua mão, decifro a causa. Mentira, não decifro. Encontro sua mão, mas não a causa.

Quero saber as coisas que seus amigos têm pra contar sobre você. Me alimento disso. A Claudinha me falou do seu “colo” bom no dia em que ela terminou um namoro; a Renata me mandou as fotos do dia em que você a ajudou a secar um apartamento inundado; a Lívia me contou dos telefonemas de madrugada; a Walquiria me disse das cestas básicas que você mandava para uma senhorinha na Zona Norte, que fazia mais de 1000 pratos para doar; a Eveline me entregou um casaco bem quente que você emprestou quando ela foi morar na Europa; a Kika me mandou uma mensagem contando que sonhou com você dizendo: “Franquiquinha, não se preocupa, eu tô bem”.

Outro o dia o Betão foi te visitar. A gente ficou conversando. Ele disse que não se conformava em te ver assim e me perguntou se eu sabia que você tomava bola. Falei que não, nunca soube. E ele disse que ninguém era forte daquele jeito, grande daquele jeito, sem fazer muito esporte. Então, era claro que você tomava anabolizante. Acreditei. Acredita? Perguntei pro Fabio se ele sabia. O Fabio disse que eu tava ficando louca de achar que isso era verdade. Que ÓBVIO que você nunca tomou nada disso. Acho que é porque vou recriando você pra te sentir mais perto e pra entender o que não é entendível.

Abro a mala de fotos e vejo que elas estão ficando raras e amareladas. Me aflige. Quero outras, quero mais. Lembro que ainda não te contei do som do órgão na igrejinha de Nossa Senhora das Graças e é impossível não pensar no seu filme preferido, God, You’re Devil. E em todas as cenas em que Deus quer mostrar que está perto do personagem, se ouve uma música tocada por um órgão.

Li que na casa do Saramago o relógio da sala sempre marca 16 horas, horário em que o escritor conheceu sua esposa Pilar del Río. Em algum lugar interno, meu relógio emocional marca dia 16 de setembro de 2005, 18h30. E eu espero os ponteiros andarem.

PS: Obrigada, Renata, pela foto e pela história

Anúncios

22 comentários em “Recriar a luz que me trará você

  1. Marilda
    setembro 16, 2016

    Que os ponteiros andem, não vamos perder a esperança, não é!
    Um beijo carinhoso.

    Curtido por 1 pessoa

  2. baronisp
    setembro 16, 2016

    Onze anos que mtas coisas aconteceram e que a vida, sem vc ativamente com a gente, tornou-se cinza! Há onze anos, rezo diariamente para você e para esta família linda!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Marisa Moraes de Souza
    setembro 16, 2016

    Be você é incrível. Quanta luz e amor em seu coração. Cada vez cada texto fico mais emocionada e agradecida com você. Beijos. Ah. Beijos para minha amiga querida.

    Curtido por 1 pessoa

    • bettinabopp
      setembro 28, 2016

      Você é uma querida, Marisa! Sou eu que tenho que agradecer! Minha mãe também manda beijos.

      Curtir

  4. Maria Luiza M Ferraz
    setembro 17, 2016

    Bettina, vc pode esquecer um pouco da voz dele, mas com certeza ele sente seu beijo, seu abraço, seu amor. E sempre com a esperança do despertar. Beijo.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Oneida Resende
    setembro 19, 2016

    Não perder a esperança, mesmo que amareladas fiquem as fotos, o seu amor não perde o colorido e o calor. Ele sente isso, você sabe. Beijo

    Curtido por 1 pessoa

  6. Sthefany
    setembro 23, 2016

    Ele vai acordar eu sei

    Curtido por 1 pessoa

  7. Ze
    setembro 27, 2016

    Betina, não te conheço, mas queria te mandar um beijo. Zé

    Curtido por 1 pessoa

  8. Nathalia
    outubro 2, 2016

    Adorei ! Emocionante, forte, sincero …. Adorei, como adoro todos…. E tive o prazer de te falar hoje pessoalmente !!! Bjos para a sua mãe…. Bjo = )

    Curtido por 1 pessoa

  9. Mari_Oliveira
    outubro 3, 2016

    Olá Bettina, bom dia!
    Não nos conhecemos, mas uma amiga encontrou seu blog e me mandou como forma de apoio…. Estou em lágrimas e não podia deixar de dizer: Puxa que legal! Que orgulho ele deve ter de vc! Parabéns pela iniciativa em meio a um momento tão doloroso e difícil…
    Estamos passando pela mesma situação há 3 meses, porém nos parece uma eternidade. Estamos “sem chão” … buscando uma forma de lidar com td isso!
    Que Deus os abençoe e que ele possa “ Recriar a luz que o trará de volta”.
    Abraços!

    Curtido por 2 pessoas

    • bettinabopp
      outubro 3, 2016

      Querida, que generosa msg. Espero que seja um momento breve o que vc esteja passando e que vc me mande uma msg dizendo que tudo acabou bem! O amor é sempre o caminho! Bj

      Curtir

  10. Angelica
    outubro 6, 2016

    Impossível não chorer a cada palavra que vc escreve. Forças sempre, Deus está preprando o milagre pro seu irmão. Amém

    Curtido por 1 pessoa

  11. Angélica Góis
    outubro 20, 2016

    Betina, não nos conhecemos, descobrir o seu blog no site minha vida, achei incrível a sua dedicação e amor pelo seu irmão, tenha certeza que ele te escuta e mais certeza ainda que Deus está no controle e no tempo de Deus ele irá acordar. Fica em paz

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em setembro 16, 2016 por .