Você não vai acreditar, mas a gente é feito de estrela. Não, não tô inventando. E não é um privilégio nosso. Todo ser humano é formado por elementos que vieram das explosões de estrelas, como carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
Diz se não é muito mais poético considerar que somos poeira de estrela do que explicados pelos elementos de uma tabela periódica sem-graça?
Você sabe, os conceitos químicos e teorias físicas sempre foram complicados pra mim. Não tenho raciocínio lógico. Quando precisei aprender entalpia, achei que o céu não era mais azul.
Talvez tenha sido por causa dessa minha falta de conhecimento exato, que encontrei dificuldade em aprender a resiliência. Resiliência, na Física, é a propriedade de um material submetido a situações de rupturas ou, depois de ter sofrido tensão, ter a capacidade de voltar ao seu estado normal. Você foi a ruptura da vida como eu conhecia.
Sabia que no ano em que você nasceu foi formulada, pela primeira vez, a Teoria do Caos? A ideia central da teoria é que a mudança de um evento qualquer pode trazer consequências absolutamente desconhecidas no futuro e, portanto, imprevisíveis. Como se o bater das asas de uma borboleta no Brasil causasse, tempos depois, um tornado no Texas.
Na nossa vida, Ita, o que aconteceu com você transformou meu jeito de entender o mundo. Mudei minha forma e conteúdo. Fiquei sem contorno. Fisicamente. Literalmente. Você foi o efeito borboleta e o bater das suas asas causou um rodamoinho em volta de mim.
Imprevisível é o seu futuro. Imprevisível é por onde esse caminho está nos levando. Imprevisível tem sido essa quantidade de força que a gente está recebendo. Para cada ação existirá uma reação oposta e de mesma intensidade. Tem muita dor, mas também tanto amor…
Então tem sido assim. Depois que acalma a tempestade, pego carona no meu cometa Ita-Bopp, pedra de gelo de cauda longa brilhante, e sigo pra onde ele me levar e sem saber pra onde. A poesia nasce do desconhecido.
Não conhecemos os propósitos de Deus, mas acho que aqui Ele já conseguiu o dEle, unindo tanta gente, tanta energia boa em prol de uma pessoa, de uma família, de gente desconhecida. Dá para saber que cada linha escrita é feita com AMOR então peço a Deus que ele reconsidere seu propósito inicial e devolva o Ita para “nós”, para ele ler os textos da Betina, para ele sentir toda essa energia e brilha feito estrelinha, mas aqui do lado da gente. Beijo Bettina
CurtirCurtir
Marilda, querida, hoje já consigo ver um propósito em tudo isso. Parte dele, é trazer pra perto da gente pessoas como vc! Bj grande
CurtirCurtir
Náo sei o que dizer…. nem sei direito em que acreditar….
Mas esse Ita e muito queirdo !!!!!!!!
E as suas palavras sempre me tocam !
Torco muito por todos voces e pelo melhor !!!!!!
obrigada pelas lindas palavras Bettina …..
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que linda você, Cinthia! Obrigada! Ita é bem querido sim! Bj
CurtirCurtir
Bettina como diria um poeta de quem gosto tanto: “everything’s gonna be alright…”
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vai sim, Emanuela! E obrigada por me lembrar! Bj
CurtirCurtir
Belíssimo texto. Seu irmão é uma cara de sorte, sem dúvida
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu sou uma pessoa de sorte, Henri, de ter alguém generoso e sensível como leitor.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Lindo texto, como sempre toca a alma e nos faz repensar a vida
Te admiro muito…
bjos
Mel
CurtirCurtir
Não sei descrever o que sinto agora, ao encontra seu blog por acaso …É uma história real e comovente que me fez refletir sobre vida; continuarei aqui torcendo para que Deus de a você(Itá)a chance de ler essa linda história de amor juntos…
“A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem.
Fica com Deus…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que frase linda! Obrigada, Gergiel! Um bj
CurtirCurtir
As vezes me revolto, porque penso que não deveria existir a morte, mas ao mesmo tempo a logica me diz que a vida infinita poderia não ser tao empolgante, então vem outro pensamento, não deveriamos perder pessoas que amamos, porque a dor emocional é ultrajante, passei por uma grande tragedia pessoal, com a morte de meu irmão de 18 anos, enlouqueci no dia do acidente, depois o calvario de 3 meses na uti, tive varias fases, primeiro religião, depois psiquiatras, psicologos, remedios, depois alcool, depois drogas, revolta, saudade, desespero, angustia, superei todos os processos, mas a dor nunca vou superar, a angustia nunca vai sair, por mais que eu tente, não funciona, tento levar uma vida razoavél, mais nunca mais serei o mesmo
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu sei, querido Willian, mas vc já atravessou muitos obstáculos, não duvide da sua força!
CurtirCurtir
Oi Betina,
De certo modo,me identifiquei com a sua dor, com a sua ferida.
Perdi DOIS irmãos. Um irmão aos 49 anos, que simplesmente foi levado por um infarto fulminante e me deixou até hoje meio sem entender o que de fato aconteceu.Como assim, sumiu? Morreu? No sábado conversamos e demos boas risadas até tarde! Esse vácuo, esse lapso é devastador.
Foi difícil entender que eu não iria mais ouvi- lo dali pra frente. Era meu irmão mais velho e eu a caçula de todos.
Depois, em 2011, perdi minha irmã, amiga, para o câncer. Já havia perdido meu pai para esta mesma doença. Pelo jeito não foi suficiente, a doença veio buscar minha irmã também e da pior forma. Aos poucos a doença tirou tudo dela: cabelo, alegria, voz,vivacidade, beleza e por fim a consciência. Mais uma vez, me deparei com a ausência eterna de um amor e mais uma vez meu coração sangrou.
Se por um lado há o sofrimento, por outro a o ensinamento. A vida segue apesar de tudo. O mundo e o tempo sao maiores que a nossa dor e,segue normalmente como se nada tivesse acontecido. Somos únicos a nós mesmos, na forma de suportar, de amar e até de sangrar. Somos únicos naquilo que deixamos como lembranças e saudades.
Força, fé e vida desejo a vc. Sempre haverão dias melhores.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Marcia, querida, obrigada pela mensagem e por compartilhar sua história e ensinamento. Me fez bem! Bj
CurtirCurtir
Incrível como as coisas se apresentam para nós! Hoje, sem querer conheci seu blog… Melhor dizer: Blog de Ita! Melhor ainda: Blog do amor, da esperança, da certeza, do inusitado! Bettina, continue a relatar esse mundo para seu Irmão, e no mínimo você estará levando alento para muitas outras pessoas! Você é instrumento de Deus!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Salete, querida, que palavras boas de serem ouvidas! Com elas, você espalhou amor! Bj
CurtirCurtir
Querida Bettina, li a matéria na Folha e tomei conhecimento da sua história e de seu irmão, Itamar. Lembrei-me de uma entrevista que fiz numa Emissora de Rádio de SP, em que a mãe de uma universitária da USP fez algo parecido pela filha,que entrou em coma, no auge da vida, devido ao uso de anticoncepcional. Mãe e filha ( que ficou cadeirante) foram à Emissora, pra falarem da história e dos livros que a filha publicava a partir do acontecido. Chamou minha atenção o fato de que, mesmo os médicos dizendo que a filha, se despertasse do coma, iria ficar em estado vegetativo, a mãe, diariamente, reportava à filha os acontecimentos da família, e demais atualidades, enfim. Ela “conversava” com a filha, ainda que os médicos dissessem que, provavelmente, a mesma não a ouvisse. Resumindo o desfecho dessa história: ela não só acordou do coma, como se lembrava de, basicamente, tudo que a mãe reportou a ela durante o período do coma, acrescentando que tal iniciativa foi fundamental em sua recuperação, segundo ela mesma creditou e descreve em livro. Então, acredito que é possível que o mesmo possa estar ocorrendo com seu irmão e que, talvez, ele possa vir a reagir a este amor e dedicação, estímulos, de sua parte e demais membros da família. O amor não desiste. Assim eu acredito e acredito, que você também. Parabéns!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ah, querida, que mensagem e histórias lindas! Obrigada por compartilhar!
CurtirCurtir