pra quando você acordar

por Bettina Bopp

 A tua ausência me causou um caos

rainbow

Você não vai acreditar, mas a gente é feito de estrela. Não, não tô inventando. E não é um privilégio nosso. Todo ser humano é formado por elementos que vieram das explosões de estrelas, como carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.

Diz se não é muito mais poético considerar que somos poeira de estrela do que explicados pelos elementos de uma tabela periódica sem-graça?

Você sabe, os conceitos químicos e teorias físicas sempre foram complicados pra mim. Não tenho raciocínio lógico. Quando precisei aprender entalpia, achei que o céu não era mais azul.

Talvez tenha sido por causa dessa minha falta de conhecimento exato, que encontrei dificuldade em aprender a resiliência. Resiliência, na Física, é a propriedade de um material submetido a situações de rupturas ou, depois de ter sofrido tensão, ter a capacidade de voltar ao seu estado normal. Você foi a ruptura da vida como eu conhecia.

Sabia que no ano em que você nasceu foi formulada, pela primeira vez, a Teoria do Caos? A ideia central da teoria é que a mudança de um evento qualquer pode trazer consequências absolutamente desconhecidas no futuro e, portanto, imprevisíveis. Como se o bater das asas de uma borboleta no Brasil causasse, tempos depois, um tornado no Texas.

Na nossa vida, Ita, o que aconteceu com você transformou meu jeito de entender o mundo. Mudei minha forma e conteúdo. Fiquei sem contorno. Fisicamente. Literalmente. Você foi o efeito borboleta e o bater das suas asas causou um rodamoinho em volta de mim.

Imprevisível é o seu futuro. Imprevisível é por onde esse caminho está nos levando. Imprevisível tem sido essa quantidade de força que a gente está recebendo. Para cada ação existirá uma reação oposta e de mesma intensidade. Tem muita dor, mas também tanto amor…

Então tem sido assim. Depois que acalma a tempestade, pego carona no meu cometa Ita-Bopp, pedra de gelo de cauda longa brilhante, e sigo pra onde ele me levar e sem saber pra onde. A poesia nasce do desconhecido.

Anúncios

19 comentários em “ A tua ausência me causou um caos

  1. Marilda
    maio 23, 2016

    Não conhecemos os propósitos de Deus, mas acho que aqui Ele já conseguiu o dEle, unindo tanta gente, tanta energia boa em prol de uma pessoa, de uma família, de gente desconhecida. Dá para saber que cada linha escrita é feita com AMOR então peço a Deus que ele reconsidere seu propósito inicial e devolva o Ita para “nós”, para ele ler os textos da Betina, para ele sentir toda essa energia e brilha feito estrelinha, mas aqui do lado da gente. Beijo Bettina

    Curtir

    • bettinabopp
      maio 23, 2016

      Marilda, querida, hoje já consigo ver um propósito em tudo isso. Parte dele, é trazer pra perto da gente pessoas como vc! Bj grande

      Curtir

  2. CINTHIA CURTI ALVES
    maio 25, 2016

    Náo sei o que dizer…. nem sei direito em que acreditar….
    Mas esse Ita e muito queirdo !!!!!!!!
    E as suas palavras sempre me tocam !
    Torco muito por todos voces e pelo melhor !!!!!!
    obrigada pelas lindas palavras Bettina …..

    Curtido por 1 pessoa

  3. Emanuela
    maio 25, 2016

    Bettina como diria um poeta de quem gosto tanto: “everything’s gonna be alright…”

    Curtido por 1 pessoa

  4. Henri Galvão
    maio 29, 2016

    Belíssimo texto. Seu irmão é uma cara de sorte, sem dúvida

    Curtido por 1 pessoa

  5. Melissa
    junho 8, 2016

    Lindo texto, como sempre toca a alma e nos faz repensar a vida
    Te admiro muito…

    bjos
    Mel

    Curtir

  6. Gergiel
    julho 19, 2016

    Não sei descrever o que sinto agora, ao encontra seu blog por acaso …É uma história real e comovente que me fez refletir sobre vida; continuarei aqui torcendo para que Deus de a você(Itá)a chance de ler essa linda história de amor juntos…
    “A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem.
    Fica com Deus…

    Curtido por 1 pessoa

  7. willian carlos
    julho 19, 2016

    As vezes me revolto, porque penso que não deveria existir a morte, mas ao mesmo tempo a logica me diz que a vida infinita poderia não ser tao empolgante, então vem outro pensamento, não deveriamos perder pessoas que amamos, porque a dor emocional é ultrajante, passei por uma grande tragedia pessoal, com a morte de meu irmão de 18 anos, enlouqueci no dia do acidente, depois o calvario de 3 meses na uti, tive varias fases, primeiro religião, depois psiquiatras, psicologos, remedios, depois alcool, depois drogas, revolta, saudade, desespero, angustia, superei todos os processos, mas a dor nunca vou superar, a angustia nunca vai sair, por mais que eu tente, não funciona, tento levar uma vida razoavél, mais nunca mais serei o mesmo

    Curtido por 1 pessoa

    • bettinabopp
      julho 21, 2016

      Eu sei, querido Willian, mas vc já atravessou muitos obstáculos, não duvide da sua força!

      Curtir

  8. Marcia
    julho 19, 2016

    Oi Betina,
    De certo modo,me identifiquei com a sua dor, com a sua ferida.
    Perdi DOIS irmãos. Um irmão aos 49 anos, que simplesmente foi levado por um infarto fulminante e me deixou até hoje meio sem entender o que de fato aconteceu.Como assim, sumiu? Morreu? No sábado conversamos e demos boas risadas até tarde! Esse vácuo, esse lapso é devastador.
    Foi difícil entender que eu não iria mais ouvi- lo dali pra frente. Era meu irmão mais velho e eu a caçula de todos.
    Depois, em 2011, perdi minha irmã, amiga, para o câncer. Já havia perdido meu pai para esta mesma doença. Pelo jeito não foi suficiente, a doença veio buscar minha irmã também e da pior forma. Aos poucos a doença tirou tudo dela: cabelo, alegria, voz,vivacidade, beleza e por fim a consciência. Mais uma vez, me deparei com a ausência eterna de um amor e mais uma vez meu coração sangrou.
    Se por um lado há o sofrimento, por outro a o ensinamento. A vida segue apesar de tudo. O mundo e o tempo sao maiores que a nossa dor e,segue normalmente como se nada tivesse acontecido. Somos únicos a nós mesmos, na forma de suportar, de amar e até de sangrar. Somos únicos naquilo que deixamos como lembranças e saudades.
    Força, fé e vida desejo a vc. Sempre haverão dias melhores.

    Curtido por 1 pessoa

    • bettinabopp
      julho 21, 2016

      Marcia, querida, obrigada pela mensagem e por compartilhar sua história e ensinamento. Me fez bem! Bj

      Curtir

  9. Salete Brazil
    julho 19, 2016

    Incrível como as coisas se apresentam para nós! Hoje, sem querer conheci seu blog… Melhor dizer: Blog de Ita! Melhor ainda: Blog do amor, da esperança, da certeza, do inusitado! Bettina, continue a relatar esse mundo para seu Irmão, e no mínimo você estará levando alento para muitas outras pessoas! Você é instrumento de Deus!

    Curtido por 1 pessoa

    • bettinabopp
      julho 21, 2016

      Salete, querida, que palavras boas de serem ouvidas! Com elas, você espalhou amor! Bj

      Curtir

  10. Deusana Tomaz
    julho 19, 2016

    Querida Bettina, li a matéria na Folha e tomei conhecimento da sua história e de seu irmão, Itamar. Lembrei-me de uma entrevista que fiz numa Emissora de Rádio de SP, em que a mãe de uma universitária da USP fez algo parecido pela filha,que entrou em coma, no auge da vida, devido ao uso de anticoncepcional. Mãe e filha ( que ficou cadeirante) foram à Emissora, pra falarem da história e dos livros que a filha publicava a partir do acontecido. Chamou minha atenção o fato de que, mesmo os médicos dizendo que a filha, se despertasse do coma, iria ficar em estado vegetativo, a mãe, diariamente, reportava à filha os acontecimentos da família, e demais atualidades, enfim. Ela “conversava” com a filha, ainda que os médicos dissessem que, provavelmente, a mesma não a ouvisse. Resumindo o desfecho dessa história: ela não só acordou do coma, como se lembrava de, basicamente, tudo que a mãe reportou a ela durante o período do coma, acrescentando que tal iniciativa foi fundamental em sua recuperação, segundo ela mesma creditou e descreve em livro. Então, acredito que é possível que o mesmo possa estar ocorrendo com seu irmão e que, talvez, ele possa vir a reagir a este amor e dedicação, estímulos, de sua parte e demais membros da família. O amor não desiste. Assim eu acredito e acredito, que você também. Parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em maio 23, 2016 por .