pra quando você acordar

por Bettina Bopp

É um corpo na cama (…) é a lama, é a lama

cristo

Você não vai acreditar, mas postei errado o aniversário de casamento do pai e da mãe e o aniversário da vó Silvinha! Acredita? Pulei o dia 13, como se ele não tivesse existido.

Engraçado é que sabia que seria uma sexta-feira 13. Sabia que era aniversário do Renato. Sabia que o feriado do dia 15 seria neste domingo. Ainda assim, repostei sexta-feira as fotos em homenagem ao pai e a mãe e o texto da vó Silvinha. Como se não soubesse.

Sexta é o dia que não trabalho nem na escola e nem tenho reuniões de outros projetos. Faço o meu tempo. Vejo vocês, leio as notícias com calma, almoço sem pressa. E vou ao banco! Fui falar com meu gerente – que tinha visto uma vez – e ele conversou comigo como se fosse um amigo desesperançoso, dizendo que somos reféns de um grupo muito restrito que se beneficia com a crise.

Mais tarde, li as notícias de Mariana e o imenso desastre ambiental. Barragens, rompimento, negligência, licenças de operação vencidas, devastação, comprometimento econômico da mídia, exploração, envenenamento da terra, solidariedade, desaparecidos, mortos. Um mar inescrupuloso de lama nessa primavera brasileira. Morreu um rio. Morreram a fauna e a flora. Morreu uma menina chamada Emanuely.

À noite, vi as notícias dos atentados em Paris e o imenso terror instalado. Atentado, EI, ISIS, fanatismo, AK-47, tiros, bombas, barbárie, medo, califado, jihadistas, infiéis, inimigo infiltrado, vulnerabilidade, bombeiros, solidariedade, feridos, mortos. Um banho covarde de sangue nesse outono europeu. Morreram franceses, britânicos, chilenos, americanos, belgas, espanhóis. E três brasileiros feridos. Entre eles a Camila.

Camila é filha da Toia, querida que trabalha na escola há anos. Toia é daquelas pessoas que você não precisa ver sempre pra se sentir próxima e gostar tanto. É leve, divertida, carinhosa e generosa no que sente.

Agora a Toia está em Paris, cuidando da Camila que foi pra lá estudar. Embalando a Camila que postou meses atrás que Toia é uma mãe-coragem, uma doce fortaleza e a pessoa que tem o abraço que mais acalma. Que bom que a Toia já está lá e levou junto à oração de tanta gente.

Era uma sexta-feira mesmo pra não ter existido. Vimos um mundo doente. E vi que o meu gerente tinha razão: somos reféns de um grupo muito restrito que se beneficia com a crise. Qualquer crise.

Quem sabe não seja a hora de falar que há 85 pessoas no mundo que têm mais da metade de toda a riqueza do planeta. Já a metade mais pobre da população mundial detém menos de 1% desses recursos.

Quem sabe não seja a hora de dizer que um povo miserável, humilhado, sem perspectiva, sem futuro, sem educação é terreno fértil para violência – as ideias de Hitler, Saddam Houssein e de outros germinaram assim.

Quem sabe não seja a hora de comentar que ‘Charlie Hebdo’ foi desnecessário e desrespeitoso ao ironizar a morte do menino sírio, o pequeno Aylan, com charges polêmicas. O inimigo é o mesmo.

Ainda que não seja agora, em algum momento a gente vai ter de pensar sobre essas coisas. Porque mesmo que a gente queira muito, não é possível pular os dias como se eles pudessem não existir. Aprendi isso há dez anos. Aprendi isso com você.

Torre-Eiffel-verde-e-amarela-por-causa-de-ataques-em-Paris-diz-hoax

Anúncios

30 comentários em “É um corpo na cama (…) é a lama, é a lama

  1. Marcelo
    novembro 17, 2015

    Mais um belo texto ou texto belo, parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Marilda
    novembro 17, 2015

    O que dizer…você sempre fala tudo o que gostaríamos de dizer mas sempre de maneira doce. Desejo que a Camila se recupere e que todas as sequelas sejam curadas. Um beijo enorme para vc Bettina.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Ronaldo Vasconcelos
    novembro 21, 2015

    Chorei na minha cama, faz frio e eu penso em todos que precisam apenas de um colo ou um abraço caloroso. Eu lhe acompanho em todos os texto, mas nesse em particular eu chorei, obrigado, obrigado por compartilhar!

    Curtido por 1 pessoa

    • bettinabopp
      novembro 26, 2015

      Obrigada por seu carinho, Ronaldo! Generosidade é uma virtude rara e encontro tanto por aqui! ❤

      Curtir

  4. Elizabeth Grossman
    novembro 24, 2015

    Bettina querida, não me pergunte como cheguei aqui… eu não saberia responder. Li todos os seus posts, em ordem cronológica. Difícil descrever o que estou sentindo. Além de uma profunda admiração pela sensibilidade dos seus textos, uma vontade enorme de te dar um super abraço.
    Você precisa saber o quanto foi importante na minha vida e, principalmente na vida do Dudu.Jamais vou esquecer da força que você e a Edna me deram na época mais difícil da minha vida. Não sei nem ao menos se você se recorda disso…
    Foi uma situação parecida (guardada as proporções), que perdurou por muito tempo.
    Lindo o que você está fazendo, lindo o que você está escrevendo, linda a sua sensibilidade, linda você!
    beijo enorme
    Beth

    Curtido por 1 pessoa

    • bettinabopp
      novembro 26, 2015

      Ah, Beth, sua msg me emocionou muito! Dudu foi o primeiro grande amigo do Lucca e isso mãe não esquece! Lembro claro daqueles dias difíceis do Caito e não lembro de ter feito nada de mais. Tinha e tenho imenso carinho por vcs. E espero o abraço apertado! Vamos combinar! Bj grande ❤

      Curtir

  5. Tomaz Augusto Castrisana
    novembro 25, 2015

    Voce é um exemplo. Vivo situação parecida , minha esposa esta em coma desde fevereiro de 2005. Sei como se sente e te parabenizo pela sua atitude.

    Curtido por 1 pessoa

  6. cintia ferreira dos santos
    novembro 25, 2015

    Um exemplo de imenso amor!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Gau
    novembro 25, 2015

    Moro na España e sempre vejo sites com notícias do Brasil; vendo a Globo.com ví um link da revista Glamour falando do seu blog. Lí o link ( http://revistaglamour.globo.com/Lifestyle/noticia/2015/11/blogueira-escreve-para-o-irmao-que-esta-ha-dez-anos-em-coma.html ) e vim para cá ler um pouco do que você escreve e confesso que fiquei (ainda estou) tão emocionada. Quanto amor e dedicação em cada letrinha, fico tentando imaginar todo o sofrimento e angústia enfrentados, … ai fico sem palavras, com um nó na garganta (e no cérebro).
    Que Deus abençoe a sua família e que o ITA desperte o mais rápido possível.
    beijos e um abraço bem apertado.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Suélen Borges
    novembro 25, 2015

    ACABEI DE VER SUA HISTÓRIA NA GLOBO.COM, FIQUEI EXTREMAMENTE EMOCIONADA FELIZ DE VER O TAMANHO DO SEU AMOR!!! VOU TE ACOMPANHAR DE HOJE EM DIANTE!! GRANDE BEIJO!

    Curtir

  9. Melissa
    novembro 25, 2015

    Que lindo gesto o seu..parabéns, comecei a ler por curiosidade e não consegui parar mais, linda história e a maneira com que vc escreve é muito doce, com certeza deveria escrever um livro..
    bjos

    Curtido por 1 pessoa

  10. Laura Magalhães
    novembro 25, 2015

    Olá! Acabei de conhecer seu blog através de uma matéria no globo.com. De curiosidade, cliquei no link que dispuseram e me deparei com textos emocionantes, apaixonantes, sensíveis…enfim, seriam tantos adjetivos que não caberiam aqui. Dá vontade de ler todos de uma vez! E eu pensei: como eu não conhecia esse blog antes?! A identidade foi imediata, também tenho 2 irmãos e sou louca por eles! O amor faz com que a gente supere tudo e tenha esperança. Parabéns pela iniciativa! Luz e paz para vocês.

    Curtido por 1 pessoa

  11. Izabella Souza
    novembro 27, 2015

    Gostaria de te parabenizar, pela iniciativa do blog, suas postagens são maravilhosas, seus sentimentos se transmitirem de forma surpreendente por suas palavras, que emocionam, espero que seu irmão acorde logo,que Deus ouça. Me emocionei ao ler, tenho certeza que ele vai ler cada linha quando acordar.

    Curtir

    • bettinabopp
      junho 6, 2016

      Querida, percebi hj que minha resposta não foi salva. Obrigada pelo carinho e desculpe a demora! Um beijo

      Curtir

  12. cleide
    novembro 28, 2015

    Oi Bettina é com carinho que escrevo essas palavras para vc. Estava eu hoje acessando a net como de costume, me deparei com a notícia “Mulher escreve blog para o irmão, que está há dez anos em coma… Sabe fiquei estranhamente triste e comecei a chorar ininterruptamente…Chorei, e ainda estou chorando ao escrever essas simples palavras para vc. As vezes não entendemos “como” ou “por que” as coisas acontecem, mas simplesmente acontecem…
    Não sei o que estou sentindo eu nem conheço vcs, mas sinto algo diferente, não sei te explicar o que é… mas sinto. Estou muito triste neste momento, sinto uma tristeza imensa uma dor muito forte…não sei…
    Ao ver as fotos de seu irmão, suas fiquei triste…talvez pode ser que estou assim pelo fato de ter 2 irmãos que também amo demais, e sendo assim me coloquei em seu lugar e me imaginei em cada palavra lida em seu blog, e pensei: e se fosse comigo…talvez não aguentaria. É triste pensar em tudo que vc e sua família estão passando, mas vcs são fortes, e acima de tudo DEUS com seu infinito AMOR está a consolá-los. O Itá, assim como vcs o chamam, vai ficar bem, acredite…beijos a todos vcs. Me desculpe por invadir assim seu blog e comentar, mas eu estava sentindo essa necessidade e agora já me sinto melhor…é como se eu estivesse conversado com vc pessoalmente… Fiquem com Deus Cleide

    Curtir

    • bettinabopp
      junho 6, 2016

      Cleide, querida, só hoje percebi que o comentário que fiz em resposta a sua msg tão linda não foi salvo! Perdão. Fiquei triste porque ela tinha me feito muito bem! Um beijo

      Curtir

  13. paula lucila
    novembro 29, 2015

    Nossa. Que sensibilidade. Quanta esperança. Quanto amor. Nao perca a fè. Para Deus NADA è impossìvel. Seu irmao deve estar muito orgulhoso de vc. Parabens!

    Curtido por 1 pessoa

  14. Luana
    novembro 30, 2015

    Como muitos, me deparei com esse blog somente essa semana. Uma pena.. ler um texto seu, que seja uma vez por semana, já traz uma força absurda. Palavras lindas, doces, com uma descrição da realidade impar. Faz bem pra alma ler textos tão encantadores assim.
    Me atrevo a dizer que você trouxe uma nova missão para o Ita. De forma tão paradoxal ele veio para trazer mais sentido para nosso dia-a-dia, mais vida mesmo (pelo menos para mim, por certeza). Pode parecer clichê, mas ler e saber sobre ele dá ainda mais vontade de lutar, valorizar pequenos acontecimentos… Ser mais feliz, de todas as formas!
    Acredito muito que ele esteja sempre ao lado de vocês, dando força, zelando, traçando bons caminhos.
    Diga a ele que já possui uma legião de fãs e uma enorme corrente de boas energias… Pessoas que ele nem imagina, de outros países até!
    Continue sempre escrevendo enquanto isso lhe der forças. Você esta trazendo força pra gente aqui do outro lado! Desejo uma infinidade de coisas boas para todos vocês!
    PS: com essa torcida cada vez maior, tenho certeza que o final desse lindo livro de suas vidas, não será outro senão o mais encantador possível!

    Curtido por 1 pessoa

    • bettinabopp
      novembro 30, 2015

      Luana, querida, você me fez tão bem! A boa energia chega até ele, acredite! Muito obrigada! Bj

      Curtir

  15. Toia e Camila
    janeiro 24, 2016

    Bettina, minha linda! Eu e a Camila estamos aqui juntinhas e emocionadas. Obrigada por esse texto que esquentou nosso coração ! Lemos só agora depois de tanto tempo… A Camila está ainda em tratamento e melhora aos pouquinhos! Te adoro!! Beijo com carinho … Toia e Camila

    Curtido por 1 pessoa

    • bettinabopp
      janeiro 24, 2016

      Lindas, queridas, corajosas, tanto orgulho e admiração por vcs! Camila vai ficar ótima! Bjs com todo o nosso amor!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em novembro 17, 2015 por .