pra quando você acordar

por Bettina Bopp

Que é uma maneira de ser escutado

orquidea amarela

Você não vai acreditar, mas um bibliotecário japonês tuitou a frase “Lembre-se de nós como um refúgio, se estiver pensando em escolher a morte em vez da escola.” Chocante, né? Chocante, mas urgente.

Esse mês foi lançado um movimento chamado Setembro Amarelo pra se tratar sobre um assunto invisível, mas real e que se precisa muito falar sobre. Suicídio.

O Japão registrou o suicídio como primeira causa de morte para pessoas entre 10 e 19 anos. O número cresce no Brasil entre os jovens. O número cresce no hemisfério norte agora na volta às aulas. É preciso estar atento para os pedidos de ajuda. É preciso escutar.

Fico pensando que ser um bom ouvinte é uma das grandes qualidade das pessoas. Não sei se sou. Acho que poderia ser melhor. Meus filhos são. Ouvem, perguntam, se interessam pelo outro. Isso é bom. É bom falar com eles.

Quando você estava triste, se isolava. Ficava no quarto, quieto, chato. Me dava aflição seu silêncio. Você precisava de uns dias. Talvez pra elaborar o que te incomodava, talvez pra deixar que o incômodo se acomodasse em algum lugar e pudesse ficar guardado até a próxima vez.

Você me disse uma vez, uns anos antes de dormir, que andava sem sonhos. Não pensava em conhecer algum lugar específico, ou ter um carro X, ou namorar essa ou aquela menina. Tive medo de você desistir.

Nesses tempos intolerantes, querer saber do outro é quase impossível. Se eu não compartilho da mesma opinião, da mesma orientação, da mesma crença, eu excluo. Um botão ao alcance da mão e desaparece da minha linha do tempo o diferente.

Nesses tempos intolerantes, crianças e adolescentes sofrem humilhações potencializadas pelo anonimato e impunidade da Internet. Nesses tempos intolerantes, velhinhos sofrem com suas incapacidades e com a solidão.

Cada pessoa parece hoje viver em seu exílio particular, refugiada de si mesmo. Tentando atravessar águas profundas pra chegar num outro continente e que nem sempre é fácil de enxergar se existe. Talvez o que ela só precise é de alguém que se aproxime e pergunte “tem algo que eu possa fazer para te ajudar?”. Muitos temores nascem do cansaço e da solidão.

Rubem Alves dizia que o que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranquila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: “Se eu fosse você”. (…) A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que começa o amor.

Quero ainda poder te escutar, Ita.

Anúncios

18 comentários em “Que é uma maneira de ser escutado

  1. keethellyn
    setembro 28, 2015

    Seus textos me causam arrepios. ❤

    Curtido por 1 pessoa

  2. Silvana Barreto
    setembro 28, 2015

    Bettina, vc é um templo. Deus sempre coloca em vc sabedoria. Te amo amiga! Saudades de vcs.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Thais
    setembro 29, 2015

    Adorei seus textos!!! Até compartilhei esse último trecho. Vc tem mais uma seguidora…Que Deus abençoe seu dom, sua família e seu irmão!!!!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Eliana
    setembro 29, 2015

    O amor é tudo!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Tininha Loureiro
    outubro 5, 2015

    Meu Deus!
    Lindo !

    Curtido por 1 pessoa

  6. Catia
    novembro 25, 2015

    Nossa…como é lindo seu amor pelo seu irmão, poucas pessoas amam tanto quanto vc, que Deus abençoe e continue com fé e esperança, rezarei pelo seu irmão e por vc também!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Henri Galvão
    novembro 25, 2015

    Cara, que lindo texto. Não sabia do Setembro Amarelo, mas é mesmo uma questão muito relevante. O fato é que a gente nunca sabe bem como proceder quando se depara com esse tipo de situação. Buscar ajuda é importante também pra quem pode estar “do outro lado”. abraços

    Curtido por 1 pessoa

  8. Rafaela
    novembro 26, 2015

    Uma das formas mais bonitas do amor! Que inspirador…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em setembro 28, 2015 por .