pra quando você acordar

por Bettina Bopp

Buscar ali um cheiro de azul 

ita12a

Você não vai acreditar, mas li que um britânico sente gosto nas palavras. Ele tem um tipo raro de sinestesia, que faz com que a audição e o paladar não funcionem separados um do outro. Assim, o som de cada palavra tem um gosto: o nome da mãe tem gosto de sorvete e o do pai, gosto de ervilha em conserva. Mães, além de tudo, são mais saborosas!

Wannerton, esse é o nome do tal britânico, disse que se guia pelo metrô de Londres seguindo os sabores das linhas e das estações: a parada de Oxford Circus tem gosto de bolo, a Linha Bakerloo tem gosto de rocambole, a Linha Victoria de cera de vela e a Linha District de cozido de carneiro.

Incrível isso, né? O cérebro esconde muitos mistérios. E você agora vive recluso nesse lugar. Seu universo está aí e você é rei desse espaço infinito. Ou finito?

Sabia que o neocórtex é a parte do cérebro humano responsável pela consciência?

Nunca te contei isso, mas quando eu cheguei ao hospital naquele sexta-feira, lembro claramente de alguém me falar: “a parte cardíaca do Itamar está estável, mas a parte neurológica está fu*#&. A gente tem de esperar”. Durante muito tempo achei que tinha sido uma fala do Fabio, porque ele foi a primeira pessoa que encontrei. Ele jura que não, que nem tinha ideia que existia esse risco. Acho que os médicos também não usariam esse linguajar e anjo também não é dado a palavrões. O que sei é que alguém claramente me falou e naquele dia você dormiu e não acordou mais. Seu neocórtex desligou.

Sabia que o cérebro consome 20% da energia do corpo? E essa energia consumida é suficiente para acender uma lâmpada?

Tudo parecia meio filme naquele fim de tarde, confuso, em slow motion, fora de foco e triste. Lembro de algumas coisas. Um médico bem bonzinho e jovem, que ficou com você o tempo todo, me disse que todos os órgãos “param” pra garantir a função cerebral numa situação de risco. O cérebro precisa de todo o oxigênio disponível e o resto do corpo espera e “hiberna”. Gosto dessa generosidade orgânica. Somos um só corpo, mas com individualidades. Um rim não almeja ser um pâncreas, como não cabe ao pulmão ser o coração. Respeitadas as diferenças, sem protagonismos ou egos. Ah, se a humanidade soubesse ser assim…

Sabia que o cérebro não sente dor e que é considerado o órgão mais gordo do corpo?

Dias depois, já no outro hospital, outro médico disse que seu cérebro era um computador sem nenhuma peça queimada. Mas, ainda sim, a máquina não ligava. E iria ligar? Não dava pra saber. O cérebro é assim, sem fórmulas ou receitas. O que funciona pra um pode funcionar diferente para o outro. Além de gordo e indolor, ele também tem os seus caprichos.

Sabia que o número de neurônios no cérebro é de aproximadamente 100 bilhões e que no início da gravidez os neurônios se multiplicam em uma escala de 250 mil por minuto?

Será que, grávida de gêmeos, meus neurônios se multiplicaram em dobro? Meus neurônios ou os neurônios dos bebês?

Sabia que durante o sono o cérebro processa as informações que coletou durante o dia?

Depois de todos esses anos, o que você deve ter é um multiprocessador cerebral que fatia e rala cada informação. Em qual lugar estão guardadas suas memórias? Qual delas te servem, te ajudam? Será que fez uma reciclagem e jogou um monte de coisa fora? Coube em algum lugar a lembrança do seu bolo da batcaverna, as aulas de violão com a tia Miriam, o cheiro de eucalipto da sauna da Capelinha?

Sabia que quando o cérebro sofre algum dano, podem acontecer síndromes que levam a pessoa a ouvir grandes explosões ou pensar que tem mais membros do que realmente tem?

Ainda me incomoda pensar em você prisioneiro de si mesmo, atravessando essa batalha sozinho, com bombas e tentáculos em volta.

Sabia que o homem que possui o QI mais alto do mundo começou a falar aos seis meses de idade?

A mãe afirma que você falou “luz” aos quatro meses. Ah, as mães e suas saborosas convicções…

E sabia que foi comprovado que pessoas com QI mais elevado tendem a sonhar mais?

Acho que, então, fui eu quem falou aos quatro meses! Na outra semana, por exemplo, sonhei que o Paul colecionava meias coloridas e felpudas dentro de aquários de vidro. Tem explicação?

Sabia que o riso é um fenômeno unicamente humano?

E tenho uma teoria: rir de perder o fôlego de coisas bobas é um fenômeno unicamente seu e do Lucca. Uma afinidade esquisita. Até dormindo você gargalha daquelas bobagens que ele canta ou fala. E depois vocês choram.

Sabia que às vezes me esforço pra não sentir dó de você? Quero pensar que não é porque você vive as coisas diferentes da gente que vive pior do que a gente. Como eu posso julgar? Eu desconheço.

O cérebro esconde muitos mistérios. E acho que o que desejo pra você seja uma infinidade de sinestesias durante seu sono profundo. Desejo seu cérebro-meio-música-do-Djavan, interpretando todas as sensações em simultâneo. Assim, que o som da voz da mãe no seu quarto tenha diferentes sabores, que o barulho das brincadeiras das crianças no quintal traga colorido para os seus dias e que as risadas na sala aos domingos encham de melodia seu espaço.

E desejo acreditar que o que verdadeiramente somos é aquilo que o impossível cria em nós.

Anúncios

46 comentários em “Buscar ali um cheiro de azul 

  1. Joice Dantas
    julho 7, 2015

    Que lindo o que você faz, isso é a fé que nos move.Senti seu amor em suas palavras e assim que ele acordar sentirá isso também em todos os textos.
    Parabéns vc é uma pessoa admirável!!!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Nicolly
    julho 7, 2015

    Lindo tudo isso!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Rebeca
    julho 7, 2015

    Nossa! Que lindo!
    Quando vi que não haviam comentários resolvi deixar o meu.
    Você escreve muito bem!!! E sua iniciativa é linda!!!

    Curtir

  4. Leca Calvi
    julho 7, 2015

    Que linda que você é Bettina! Que lindo seu amor!
    Você lê seu blog pro seu irmão? Acho que ele já vai vivendo tudo isso com você querida.
    Fiquei tocada com o tamanho infinito do seu amor.

    Força e luz sempre.

    Beijos com carinho
    Leca

    Curtido por 1 pessoa

  5. Thaís Máximo
    julho 7, 2015

    Rubem Alves, um escritor que amo, disse certa vez que “aquilo que o coração ama é eterno”.
    Vejo isso em suas palavras.
    Força e muita luz.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Josielle
    julho 7, 2015

    Muito nobre e linda sua atitude. Sábias palavras, blog incrível. Desejo melhoras pro seu irmão. Não perca a fé. Continue na luta.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Renata
    julho 7, 2015

    Seus textos são belíssimos! Dá pra sentir o amor pelo seu irmão, pela vida, pela sua família…
    Parabéns por esse blog lindo
    Espero que muitas alegrias estejam no seu caminho

    Abraços

    Curtido por 1 pessoa

    • bettinabopp
      julho 7, 2015

      Uma das alegrias é tanta demonstração de amor, acredite! Vc faz parte dela! Obrigada, querida!

      Curtir

  8. S.Michella
    julho 7, 2015

    O amor é que nos faz ter esperança, e em suas palavras consegui sentir todo amor que existe em seu coração, irei sempre orar a Deus pelo seu irmão, tenho fé que ele irá acordar e ler tudo que você escreveu. Um grande abraço!! Parabéns pelas lindas palavras.

    Curtido por 1 pessoa

  9. Paloma Ferreira
    julho 7, 2015

    Lindo, pode não ser complexamente e aprofundamente explicado, no entanto, a palavra singela e popular, entrar nas entranhas até dos mais leigos, e então, se incia uma jornada rumo ao seu próprio eu. Mas, diferente de muitas pessoas (a maioria, diria eu), de uma forma Linda, você expressa o que sente e nos emociona com tal sentimento.
    Não é apenas amor, mas incumbe a necessidade da presença no dia a dia. Não se trata somente de sangue, mas do calor humano.
    Escreveria lindo mil vezes, se desse forma, não me tornasse taot repetitiva e redundante. Só mais uma vez, e guarde em seu coração: lindo!

    Curtido por 1 pessoa

  10. aracellipinheiro
    julho 7, 2015

    Que forma mais bonita essa sua demonstração de carinho e amor pelo seu irmão. Continue! Onde quer que ele esteja, ele sabe ou sente isso!

    Curtido por 1 pessoa

  11. Flavia
    julho 8, 2015

    Q lindo texto! Cheio de amor! Amor de irmãos.. amor de cumplicidade…

    Curtido por 1 pessoa

  12. Carolina
    julho 8, 2015

    Betina, que blog maravilhoso! Quanto amor em suas palavras!
    Leia todos os dias, seus posts para seu irmão, que ele com certeza estará ouvindo.
    Você sabia que há estudos feitos com pessoas em coma, que conseguem se lembrar de diversos momentos, mesmo que estivessem dormindo? É um estado de consciência ainda muito inexplorado.
    Seu irmão vai acordar e rir muito ainda ao lado de vocês! Tenham fé!
    Um beijo enorme!

    Curtido por 1 pessoa

  13. Adriana Murta
    julho 8, 2015

    Primeira vez aqui! Muito admirada. Você é grande. Um bjo

    Curtido por 1 pessoa

  14. Nayara
    julho 8, 2015

    Olá Betina, tudo bem?
    Adorei ler seu texto e confesso que fiquei um pouco emocionada, até porque vivenciei uma situação parecida e diante disso entendi que não adianta buscarmos respostas para o que o destino nos reserva, se é que ele existe, e neste caso, prefiro acreditar que sim.
    Desejo do fundo do coração que seu irmão acorde quando menos você e seus familiares esperarem e assim possam usufruir com intensidade todos os momentos que de certo modo não puderam vivenciar juntos.
    Meu pai antes de sofrer o infarto, cujo qual infelizmente ocasionou seu falecimento, dizia que não queria “dar trabalho” se algo de mal acontecesse à ele.Diante do que meu pai dizia, prefiro pensar que independente do que eu fizesse por ele, nada seria suficiente para retribuir tudo o que ele fez por mim, aos meus irmãos e à minha mãe e agradeço à Deus todos os dias por ter me dado um pai como ele.
    Mais uma vez então, te parabenizo Betina pelo belo gesto de carinho, amor e dedicação que você está fazendo pelo seu irmão e espero que você e sua família consigam superar essa fase da melhor maneira possível, felizes com ele alegrando – os dia após dia.

    Um forte abraço!!!
    Nayara Alves.

    Curtido por 1 pessoa

    • bettinabopp
      julho 8, 2015

      Que história bonita, Nayara, obrigada por compartilhar! Um abraço bem carinhoso!

      Curtir

  15. maluizace
    julho 8, 2015

    Oi!!!

    Vi um post no facebook onde uma moça comentava sobre o seu blog, e corri aqui pra ler. Não movida por um interesse mórbido de saber sobre o sofrimento alheio, mas pra te dizer que por mais que esta seja uma experiência difícil, que você e sua família sempre mantenham acesas as chamas da esperança e da fé. Por experiência própria eu posso dizer que a medicina, mesmo sendo uma incrível bênção para a humanidade, ainda desconhece e muito os mistérios da vida. Eu fui desenganada quando nasci, e em 2013 tb, depois de 55 dias internada e ter passado por duas UTI’s. Graças a Deus minha familia e eu superamos essa fase e eu sobrevivi para contar um pouco disso no meu blog (eu amo escrever!). Por isso, te digo: coloca essa experiência nas mãos de Deus e ele conduzirá tudo para o melhor de todos vocês!

    Te desejo muita fé, força, luz e paz! Saúde para o seu irmão!!

    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  16. Mirela
    julho 8, 2015

    Oi Bettina, que texto lindo!
    Sobre seu sonho em que “Paul colecionava meias coloridas e felpudas dentro de aquários de vidro”, será que essas meias felpudas e coloridas não seriam seus textos para o Ita, dentro do aquário/blog? Está guardando algumas coisas aconchegantes para ele!

    Parabéns pelo blog,
    beijo com carinho. Mirela.

  17. Danúbia Borges
    julho 8, 2015

    Quanta luz! Quanto amor! Impossível não emocionar… Continue sendo luz Bettina! O mundo precisa de mais Bettinas! Desejo que tudo termine logo, e bem! Deus os abençoe sempre! Beijos. Danúbia Borges

    Curtido por 1 pessoa

    • bettinabopp
      julho 8, 2015

      O mundo precisa de Danubias! Eu sei, porque vc me fez um bem! Obrigada, querida!

      Curtir

  18. Mari
    julho 8, 2015

    Muito bonitas suas palavras, muito interessante ver que cada linha possui um pouco de poesia. Espero que quando seu irmão acordar ele possa ler cada linha e sentir seus sentimentos.

    Curtido por 1 pessoa

  19. Teresa
    julho 8, 2015

    Que lindo!! Continue tecendo suas estórias. Já na torcida pra que vc possa contá-las todas pro Ita. Acredito mto , como uma Sherazade, que são as estórias que realmente nos mantêm.

    Curtido por 1 pessoa

  20. Monica
    julho 10, 2015

    Bettina,

    Alguma reportagem trouxe até mim o seu blog e confesso tê-lo devorado em um dia.

    Sim, devorado, porque sua poesia e suas histórias foram alimentos para minha alma.

    Sua família é singular. Confesso oscilar entre preferir que fossem personagens inventados, para que o que houve com o Ita também não passasse de imaginação, ou ficar extasiada em saber que existem e vivem uns pelos outros.

    Ontem à noite, ajoelhei e, chorando (como tanto fiz lendo seus posts), pedi a Deus que cuidasse especialmente do Ita e de todos vocês. Hoje, pensando um pouco mais, percebi que Ele já o faz: foi assim que senti tanto amor em cada palavra sua.

    Continue escrevendo, é um pedido do Lucca, da Maria, da Bubu e também de mim.

    Curtido por 1 pessoa

    • bettinabopp
      julho 10, 2015

      Monica, lindas e poderosas as coisas que vc disse pra mim! Fiquei bem emocionada! Estamos trocando alimento pra alma! Obrigada! Beijo, querida

      Curtir

  21. Renata Braga
    julho 23, 2015

    Cara, me emoncionei ao ler o que você escreveu, são coisas raras, são lembranças que ele não presenciou todos esses anos, que ao está entre nós e ao mesmo tempo não está, faz com que todos que os conhece e até mesmo aos que não conhece e apenas ouve falar, é de admirar toda a força q a familia tem em está até hoje esperando ele acordar. Beijo. Tudo lindo, e que Deus der cada vez mais força a vocês, e que nas orações de cada um que pede para que ele volte, possa ser atendida por Ele, o todo poderoso.

    Curtido por 1 pessoa

  22. Ariadna Ferreira
    novembro 25, 2015

    Nossa, eu não tenho dúvida alguma que ele te escuta, escuta vocês. Só uma pessoa com a presença de Deus no coração pode ser tocada da forma que você está sendo em acolher seu irmão com esse lindo blog. Bettina parabéns, e que Deus continue dando forças todos os dias da sua vida para que esse gesto lindo continue. Estarão em minhas orações!!! Fica com Deus.

    Curtir

    • bettinabopp
      novembro 26, 2015

      Obrigada pela mensagem e pela oração, Ariadna! Vão chegar até o Ita! Bj

      Curtir

  23. Leticia
    setembro 7, 2016

    Eu não consigo para de chorar, me desculpe, mas é amor demais em todos os seus textos e ações, e não dá pra se manter intacto diante de tamanha situação. Li a história no jornal e até agora estou aqui devorando e lagrimando o teclado, meu coração bate forte e sinto esse amor, lembro do meu irmão, lembro também que ele é o único irmão que tenho.
    Você é muito forte!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em julho 5, 2015 por .