pra quando você acordar

por Bettina Bopp

O amor não tem pressa, ele pode esperar

tres

Você não vai acreditar, mas a locadora 2001 da Cidade Jardim vai fechar. Só vão sobrar três lojas abertas. E você sabe que a Blockbuster faliu, né? O que resta dela se aglomera em duas ou três prateleiras, entre biscoitos de polvilho e um saldão de cuecas ou condicionadores, nas Lojas Americanas.

É o fim de uma era. Junto das locadoras, está ameaçado de extinção todo um vocabulário e expressões bem conhecido por nós: VHS, multa por não rebobinar, aluguel de 12 fitas ao mesmo tempo, lista de espera de lançamentos, devolução atrasada, devolução atrasada, devolução atrasada. É capaz de ter algum vídeo que ainda não foi entregue na nossa sala de televisão…

Em 2005, ano em que você dormiu, eram locados mais de 3.500 filmes em um final de semana, em mais de 4.000 lojas espalhadas. Hoje, não chegam a mil locações. As novas mídias e tecnologias provocaram esse fim melancólico… Por falar em novas tecnologias, só um a parte: acredita que outro dia, num enterro, na hora do silencioso e dolorido sepultamento, um celular tocava sem parar. E era do coveiro! Ele atendeu sem cerimônia, disse que estava abrindo uma cova, mas que não ia demorar e já retornava.

Sei que não tem muito a ver com o assunto, mas são dessas coisas que a gente ainda não se acostumou, não tem repertório pra situação. Por isso provoca um misto de constrangimento e indignação e a gente quer falar sobre. Ele não podia desligar e esperar?

Voltando às novas tecnologias, aos fins melancólicos e as esperas…A MTV também acabou. Não que você fosse um fanático por ela, mas era uma delicia esperar a programação e poder ver o clipe de uma banda favorita. Agora é só procurar e baixar o vídeo do youtube. Simples e rápido. Sem a parte da espera, ansiedade e emoção.

As crianças do Fabio não sabem o que é ouvir uma música no rádio e esperar, ansiosos e felizes, o locutor dizer o nome no final. Eles só precisam aproximar o iPod de alguma caixa de som e um aplicativo já dá todas as informações sobre a música. Simples e rápido. Mas mais uma vez sem a parte da espera e da emoção.

Parece que foi ontem que esperamos uma infância inteira lançarem a história do Aladim, pra completar nossa coleção da Disquinho com vinis compactos e coloridos e ouvir todos na minha vitrola vermelha. Parece que foi ontem que meus filhos esperaram um Natal que não chegava pra ganhar da mãe um som portátil.

Fico pensando se a palavra espera está também fechando as portas, caindo em desuso, sendo substituída por outras. Tudo hoje é tão imediato, descartável e efêmero.

Oscar Wilde disse uma frase que gosto: se você não se atrasar demais, posso te esperar por toda a minha vida.

Você está na minha lista de esperas – afinal, ainda sou old school.

Anúncios

7 comentários em “O amor não tem pressa, ele pode esperar

  1. Desiree
    fevereiro 8, 2015

    Que coisa né Be…o futuro chegou…

    Curtido por 1 pessoa

    • bettinabopp
      fevereiro 9, 2015

      Tão bom pra umas coisas e pra outras nem tanto, né, Desi? Saudades, querida!

      Curtir

  2. Bruna
    fevereiro 9, 2015

    Que saudade de alugar “O pequeno grande time”. Tenho certeza de que ninguém nunca bateu nosso recorde. E como eu amei aquele sonzinho. Ele tinha controle remoto (!!), então eu conseguia mudar de música lá em cima do tri-liche.
    Diz pro Má que eu adoro uma nostalgia e que também sou old school.
    Te amo!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Aline Coutinho
    fevereiro 9, 2015

    já falei que sou muito sua fã?! Texto lindo.
    E esse assunto… como falei sobre esse tema nos últimos dias…Como é difícil lidar com essas mudanças, né? Me angustia ver Sofia e Tomás crescendo nessa geração do imediatismo. Estou tentando aprender a lidar ainda…
    beijo!!!!
    Aline

    Curtido por 1 pessoa

    • bettinabopp
      fevereiro 9, 2015

      E eu sou sua, Aline querida! E porque você é uma mãe dessa qualidade, Sofia e Tomás poderão tirar o que há de bom nessas mudanças! E o que é realmente importante, eles vão aprender com vc! ❤

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em fevereiro 8, 2015 por e marcado , , , , , , , , , , , , .