pra quando você acordar

por Bettina Bopp

    Ser ou não ser?

    SONY DSCVocê não vai acreditar, mas tenho dificuldade em lavar roupa na máquina. Explico. Lavar a roupa na máquina, pra mim, é muito subjetivo. Por definição, subjetivo é o que é passivo de interpretação pessoal. Posso estar enganada, mas lavar roupa na máquina e cozinhar são tarefas subjetivas, porque são passivas da minha interpretação pessoal.

Fazer macarrão, por exemplo. Quando levantar fervura…Levantar fervura conta a partir de uma bolinha no fundo da panela ou de dez bolinhas no fundo da panela ou de centenas de bolinhas subindo do fundo da panela? Ou preciso esperar as bolhas saltarem pra fora da panela? Quando é bom de colocar o macarrão, meu Deus?

Depois das viagens de verão, pilhas de roupas pra lavar e a Maria do Carmo de férias.  Os três me ajudando a deixar a casa em ordem e eu só disfarçando que trabalhos domésticos não são um campo minado pra mim.

Maria e eu fomos colocar a roupa na máquina. Nenhuma das duas com a menor intimidade no afazer e na literatura envolvida. Politicamente corretas, ainda mais em tempos de racionamento, selecionamos o botão do nível baixo de água.

Passamos, então, para o botão giratório de programas de lavagem. Tantas opções! Para jeans, estágio 1; para branco encardido, estágio 2; para tirar manchas, estágio 3. Mas e o short que é jeans, é branco e tem manchas, qual estágio escolher? É lavagem diária ou especial? Molho longo e agitação ou curto e agitação?

Pra quem sabe fazer, esses meus questionamentos devem ser absolutamente óbvios e impensáveis. Talvez um absurdo ou exagero. Sei como é. Lembro que nos primeiros dias com você no hospital, os médicos comemoraram quando você reaprendeu a engolir. Engolir? Aquilo que a gente faz sem pensar – e valorizar – diversas vezes por dia?

Tantas perguntas. Tenho estado às voltas com elas desde o começo de janeiro, por causa das dúvidas culinárias, lavagens de roupa e do covarde ataque à sede do Charlie Hebdo.

Claro que o ataque cometido pelo fundamentalismo violento não deixa margem a nenhum questionamento. É injustificável e ponto.

O que me mobiliza é o argumento de que foi cometido por pessoas absolutamente incapazes de conviver com qualquer tipo de liberdade de expressão.

Mas de qual liberdade de expressão que estamos falando?

Será aquela liberdade de expressão subjetiva como lavar roupa e cozinhar, passiva de interpretação pessoal, e que a gente tende a julgar a partir do nosso conhecimento e cultura?

Será aquela liberdade de expressão que dá o direito de desdenhar de uma religião ou de proibir seus dogmas e assim alimentar e legitimar manifestações populares contra minorias étnicas?

Será aquela liberdade de expressão que dá o direito a um Danilo Gentili fazer piadas sobre judeus e os vagões do metro de Higienópolis? Ou de um Rafinha Bastos ironizar sobre mulheres feias e estupradas? Ou de uma torcedora do grêmio chamar de macaco o goleiro do Santos?

Será aquela liberdade de expressão que justifica o humor como uma forma de diálogo, apesar de não se levantar realmente um debate?

Está difícil de responder a todas essas perguntas. Não sei o que é não saber engolir ou o que é saber cozinhar e lavar roupa na máquina com facilidade.

Sei o que são piadas de mau gosto, embora não saiba na pele a violência do estupro, dos vagões do campo de concentração e da censura de dogmas que definem minha identidade.

É um campo minado e não existem botões giratórios com sugestões de respostas

Anúncios

2 comentários em “    Ser ou não ser?

  1. Bruna
    fevereiro 9, 2015

    Adoro nossas aventuras na lavanderia de casa, sempre muito bem acompanhadas de uma gata corajosa, um gigante branquelo e uma princesa(o) cinza. (ÔÔÔ, a do Carmo voltôô, a do Carmo voltôô, a do Carmo voltôô… ÔO)
    Te amo!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em fevereiro 2, 2015 por e marcado , , , , .