pra quando você acordar

por Bettina Bopp

A sua coisa é toda tão certa

                          SONY DSC

Você não vai acreditar, mas sou mãe de um advogado que virou publicitário, de uma cineasta e de uma jornalista. E a Maria vai te falar sobre a Bruna.

“Acho que você lembra disso, já que o assunto foi discutido em meio a um almoço típico de domingo. Nós três estávamos prestes a mudar pra casa que moramos, em 2004, e, vindos do costume de morar em um apartamento de 70m2, prometemos pra minha mãe que íamos ajudá-la na manutenção e cuidado da casa. Controlaríamos nossos gastos, nos certificaríamos de trancar todas as portas antes de dormir e juramos que daríamos comida pros cachorros três vezes ao dia e até cuidaríamos do jardim.

Hoje, oito anos depois de você dormir, Bubu desempenha todas as funções. É quem ajuda nas contas de casa – ela, que sempre teve o senso da responsabilidade financeira -, sem que minha mãe nunca tenha pedido. É ela que cuida dos seres vivos: além de acompanhar semanalmente a acupuntura do Gato, Bubu faz sessões de fisioterapia improvisadas pra ver se ela volta a andar. Leva o Folk pra passear e é a única que nunca esquece de dar comida pra ele. Bubu vai ao Ceasa e escolhe, agarrada ao seu bloquinho de referências de decoração, as plantas novas do jardim. E o Lucca até que se lembra na maioria das noites de trancar as portas de casa, mas quem realmente protege nós quatro é a Bubu – ou Pit Bubull, apelido carinhoso que ganhou depois de distribuir socos em colegas de infância que xingaram o Lucca de, sei lá… boboca.

Como Bopp nata, é guardiã não só da casa, mas da família. Aquela super proteção que você conhece bem. Ela, que gosta de dizer que uma das suas maiores qualidades é ser justa, esquece que passou a desgostar de professores que morria de amores só porque eles não gostavam muito de mim (e eles tinham razão). Eu nunca fui nem metade da aluna que ela foi. Enquanto ela me defendia com garras e dentes a fim de justificar suas novas antipatias, eu aceitava o comodismo de ter a Bubu como meu valioso cartão de visitas. Desde o porteiro – que durante todos os anos do colegial, quando avistava nós três entrando na escola, dizia entusiasmado: “Bom dia, Bubu, Bruninha e Bruno!” – até a reação de todos os professores no primeiro dia de aula: “Irmã mais nova da Bruna? Que bom! Amo ela!”.

Bubu é linda e apaixonante. Mas isso não seria uma novidade pra você. Ela tem o mesmo rosto de quando era criança, marcado pelo cabelo cheio, olhos alertas rasgados e um sorriso largo. Até hoje, Bubu despretensiosamente cria um rastro extenso de carinho e afeto por onde passa. E a recíproca nem sempre é verdadeira – Bubu não é tão facilmente seduzida. É mesmo uma conquista para aqueles que passam pela seleção natural. Quando a Bu ama, ela ama de verdade, mas quando não…

Amizade pra ela é coisa seríssima. Como quase tudo na vida, é um compromisso que ela assume. Bubu traz junto o pacote de ser fiel, de ser a melhor ouvinte possível e a criadora de presentes feitos à mão, que fazem os amigos se sentirem únicos. Desse jeito, Bubu coleciona parceiros e absolutos admiradores – desde os tempos de escolinha, passando pelas mães de todos os amigos até as chefes do trabalho.

Ela esbanja da característica que puxou do padrinho: carisma. Essa sensação de magnetismo que pessoas como você e a Bubu transmitem é tão difícil de explicar quanto de entender de onde vem. Talvez venha da tremenda voz que sai dessa pessoa tão miúda. Eu sei que você chegou a ouvir a Bubu cantando e tocando violão, mas o repertório cresceu de uns tempos pra cá. Ouvir ela cantando Hora do Almoço, do Belchior, é motivo suficiente pra você levantar. Também pra ver a capacidade com que ela transforma um hit da Anitta em uma música que encaixaria na trilha sonora de um filme meu.

Ou talvez seja porque a Bubu é a pessoa mais real que há pra se conhecer. Ela não existe virtualmente; não tem redes sociais. Bubu sabe rir e chorar de verdade e não esconde suas convicções. Uma vez, em uma entrevista de trabalho, a entrevistadora disse: “Nunca perca a visão romântica que você tem do jornalismo”. Mal sabia ela que a Bubu não é romântica (seus pés são fixos no chão até demais), é que ela só sabe exteriorizar qualquer coisa com paixão. Não só pela profissão – que, pra falar a verdade, já não comporta mais o tamanho do talento dela – mas com tudo. Brava ou feliz: o olho brilha, ela fala alto e o rosto é capaz de encarnar todos os sentimentos.

Bubu é madrinha da Isabella e é chamada pra ser madrinha de casamentos. Bubu virou a noite ajudando o Lucca a terminar o TCC. Bubu assiste reprises de futebol americano no meio da tarde por livre e espontânea vontade. Bubu edita todos os textos da minha mãe antes deles serem postados no blog. Bubu faz coleção de cadernos e bloquinhos, mas não os usa porque tem medo de errar alguma coisa e ter que arrancar a página. Bubu é um personagem, que se eu colocasse dentro de um roteiro, me diriam que é inverossímil. Enquanto você dorme, a Bubu assume generosamente o papel de potência da família e com a humildade involuntária que vem junto das pessoas extremamente auto-críticas, ela nem se dá conta de tudo isso.

Naquele mesmo almoço de domingo, em que tentávamos administrar as nossas expectativas da mudança de casa, você estava em um de seus dias de mau-humor e disse que minha mãe estava dando um passo muito maior do que a perna ao comprar uma casa tão grande. Não foi por pessimismo. Foi o jeito que você encontrou de expressar sua preocupação. Talvez subestimada pelo tamanho pequeno das pernas, você não imaginava a força que tem o impulso da filha mais velha, essa menina de 1,60m, por trás de todos os passos que damos até hoje. Desde 2005, desde sempre.

Pode ficar tranquilo, Má. Com a Bubu, a gente dá conta.”

Anúncios

14 comentários em “A sua coisa é toda tão certa

  1. geni
    junho 4, 2014

    bUBÚ LINDA , VOLTA ITA POIS TEM QUE SE ORGULHAR DELA COMO EU ME ORGULHO MARIA FALOU E DISSE DA BUBU E APRENDI A TE AMAR, VC É A MARIA ELVIRA MAIS NOVA O LUCCA O ITAMAR MAIS NOVO E A BUBU SUA MÃE , AMO VCS SAUDADES JÁ BJS

    Curtir

    • lulicrespin
      junho 4, 2014

      E me sinto privilegiada
      Cada vez que leio um texto do blog da Be
      Eu faço parte deste mundo
      Hoje a Maria escreveu sobre a BuBu
      E conseguiu me arrancar lágrimas e ler a BuBu nas suas palavras
      Sou dinda da BuBu
      Com um orgulho sem tamanho
      Ela é mais que especial
      Posso ser suspeita, mas tem as melhores qualidades, as mais importantes
      Lealdade, amizade, justiça, dedicação, determinação, coragem, amor, dedicação…
      Ela me ama e demonstra este amor como uma filha dedicada
      E isso é um presente, ser amada por alguém que ama poucos e bons
      Falo que fui mãe da BuBu antes de ser mãe da Giu
      Curti cada minuto, vi os primeiros sorrisos, o primeiro dente despontar
      Tudo que a BuBu faz é perfeito e ela acha sempre horrível
      Ela não tem noção de 10% da perfeição de tudo o que ela faz, mesmo recebendo inúmeros elogios
      Me emociono sempre em falar da Bu, porque ela realmente tão menina sempre cuidou de tudo e todos como a Maria descreveu lindamente
      O que a Bu me pede, movo mundos e fundos para conseguir
      Ela merece, merece muito!!!
      Ita a BuBu amadureceu lindamente, ela entre a braveza da PitBuBu e a responsabilidade e forma de ver a vida
      Ela é a que mais tem coisas da Be, suas, do Sr Itamar, da M Elvira e do Fabio
      Ela é uma Bopp legítima
      Que entre os azuis e verdes dos olhos da maioria da família veio com os olhos como duas jabuticabas que são lindos e expressivos
      Como os seus olhos e o do Bito, seres mais que especiais
      Nossa afilhada é puro orgulho Ita
      Volta, coragem, a BuBu te ajuda ela ajuda todos nós
      ❤️

      Curtir

    • bettinabopp
      junho 8, 2014

      Também estamos, querida!

      Curtir

  2. bruyez
    junho 4, 2014

    A Bubu é realmente tudo isso!!!
    Aquela amiga que eu não preciso ver e falar sempre, mas que sempre ocupará um espaço especial no meu coração e que de alguma maneira sempre estará presente em minha vida.
    Em relação a seleção natural, é mais do que verdade, haha, me lembro muito bem que custou um pouco pra ela corresponder o sentimento que eu tinha por ela durante o Fundamental, mas acho que agora já fui aceita. 😁
    Não queria ser repetitiva mas vocês todos são realmente especiais, são daquelas pessoas que dá vontade de guardar num potinho!

    Obs: lembro bem de quando ela bateu em alguém porque falou do Lucca haha

    Beijos pra Maria e pra linda da Bubu

    Curtir

    • bettinabopp
      junho 8, 2014

      Você ficou pra sempre e pra todos nós, Bruna querida! Guardada no nosso potinho!

      Curtir

  3. Flá
    junho 4, 2014

    Bubu!!!
    Que saudade dessa menina que tem um menino na boca!
    Contei essa história para alguem semana passada!
    Espero que esteja bem e espero te encontrar algum dia logo!
    Beijos da Flavião!!

    Curtir

  4. Roberta Ferreira
    junho 5, 2014

    Bê, A família inteira é das letras, como escrevem bem!!! Que linda a declaração de amor da Maria para a Bruna, emocionante !! Bruna e Maria, lindas por dentro e por fora!!

    Curtir

  5. Pedro Pimenta
    junho 20, 2014

    Que incrível!! Uma das pessoas mais carinhosas que conheci nesses meus quase 7 anos de São Paulo! Parabéns Bettina pelas crias, Maria pelo texto e Bubu pela inspiração.
    Uma honra ter tido uma frase solta em um azulejo dessa casa tão legal!
    Tranquem as portas ao dormir.
    Beijos

    Curtir

    • bettinabopp
      junho 21, 2014

      Não só no azulejo, Pedrinho! Todo mundo aqui sabe e gosta das suas músicas! Bubu quando admira, espalha! Beijo, querido!

      Curtir

  6. Carla Natane
    junho 18, 2015

    Deu até vontade de conhecer a Bubu, que família linda que você tem!

    Curtido por 1 pessoa

    • bettinabopp
      junho 19, 2015

      Carla, sou suspeita, mas vale a pena conhecer a Bubu. E a maria. E o Lucca. E tenho certeza que vale a pena conhecer vc! Obrigada pelo carinho! Bjok

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em junho 4, 2014 por e marcado , , , , , , , , , .