pra quando você acordar

por Bettina Bopp

Uma história pra contar de um mundo tão distante

blog

Você não vai acreditar, mas você está espalhado pelo mundo. Além do Brasil, algumas pessoas, em vinte e sete países diferentes, conhecem um pouco da sua história.

Mesmo sem querer, você viaja pelo mundo como o anão do Fabuloso Destino de Amelie Poulain. Está em lugares que nunca esteve antes. Não importa se não pensou em conhecer Oman ou Cyprus. Uma parte de você hoje está lá.

Acho que uma das razões porque fiz o blog foi essa. Colocar você pra andar por aí. Trazer você pra junto de mim, de nós, dos outros.

Nesses últimos anos, o que mais me incomoda é a sua perda de movimento. Como você faz pra coçar o nariz? Não tem mais aquela rinite alérgica do começo do outono? Sinto falta de te ver dobrar a manga da camisa enquanto fala ao telefone; de levantar a sobrancelha com cara de óbvio quando não concorda com alguma coisa; de esticar dois dedos pros mais íntimos ao invés de dar um aperto de mão. Saudades desses pequenos gestos que são absolutamente seus.

Vou te contar uma coisa. Quando tudo aconteceu, pensei que um dia, quando você voltasse, nós iríamos ao programa da Oprah Winfrey – nada de Jô ou Sonia Abrão. Eu estaria no palco conversando com ela, enquanto fotos suas durante o coma seriam exibidas num telão. De repente, você entraria, lindo, andando e sorrindo pra plateia, usando uma bengala chiquérrima.

Contrariando os prognósticos médicos, você teria uma volta surpreendente e seria assunto para o paradigma Ciência e Religião – sem religião, a ciência é manca; sem ciência, a religião é cega.

Nesses últimos anos, passeei pelas religiões, mas fico pensando se preciso entender das Ciências pra agora entender você.

As leis de Newton são essenciais na resolução de problemas relacionados ao movimento. A Lei da Inércia diz que todo corpo continua no estado de repouso, a menos que seja obrigado a mudá-lo por forças a ele aplicadas.

Então, qual força será essa? E o que preciso fazer para aplicá-la em você?

A parte da Física que estuda o movimento é a Mecânica, a que compreende as causas do movimento é a Dinâmica e a que estuda o não-movimento é a Estática.

Que pedaço do movimento retilíneo uniforme você não assimilou?

Na filosofia – que não é ciência, mas base para as humanas – o movimento é um dos problemas mais tradicionais do estudo da estrutura do universo, porque envolve a questão da mudança na realidade.

A sua falta de movimento mudou a nossa realidade. Mudou as minhas perguntas e eu quero viver no mundo das respostas.

A Cabala – que não é ciência, nem religião – diz que, atualmente, os extremos se movem para seus respectivos lados: em direção à Luz e em direção à escuridão, em direção ao lado negativo e ao positivo. A área cinza está desaparecendo.

No meu mundo interno, você é essa massa cinzenta, inexplicável e desconhecida, que faz de mim um íon, carregado às vezes de carga negativa e, às vezes, de positiva. E que me faz balançar por esses dois mundos, de sombra e de luz, de dúvidas e certezas, da razão e da emoção em busca do meu equilíbrio.

Enfim, Ita, como o céu de Ícaro tem mais poesia que o de Galileu, sou das Humanas que têm muita dificuldade nas Exatas. Assim, prefiro as respostas dos mitos às respostas da ciência.

Minotauro – e o Paulo te chamava assim! – vivia num labirinto. Quem sabe, você só precise de um carretel e um fio dourado como guia para encontrar a saída?

A gente, em vinte e oito países diferentes, te puxa daqui!

Anúncios

16 comentários em “Uma história pra contar de um mundo tão distante

  1. Kris
    maio 18, 2014

    Com certeza estarei com vcs, enrolando este carretel com o fio dourado! Lembrei tb, dele falando, “aqui é sujeito homem”… Saudades querido! Volta logo para nós! Bjs Bettina, como sempre, arrasou!

    Curtir

  2. Fabi Murad
    maio 18, 2014

    Estou puxando com uma força e com tanta luz! Ah! Se o Ita ( meu amigo Ita, né Bê!?) soubesse!!! Levantaria e pegaria a bengala mais linda, mais chique!

    Curtir

    • bettinabopp
      maio 18, 2014

      E ele vai, minha Fabizinha. Que o Ale não nos ouça, mas pra encontrar vc é capaz de ir pulando num pé só! Te amo, Linda!

      Curtir

  3. Mike
    maio 18, 2014

    Conspirando com vibrações, energias, pensamentos, a linha dourada de perto de longe, da Alemanha também, beijo no coração de toda a família e especial no Ita.

    Curtir

    • bettinabopp
      maio 18, 2014

      Eu sei, querido, da tua força e carinho! Linha dourada da melhor qualidade! Beijo de todos nós!

      Curtir

  4. lulicrespin
    maio 18, 2014

    Como é lindo tudo que escreve Bê
    E acho que nesta divisão entre ciência e religião,
    eu me encontrei na fé que uni as duas
    O Budismo que vê em uma das leis de Newton a lei da ação e reação
    A Lei do Universo a Lei mística
    E essa lei que desde 8 meses após você dormir Ita me ajudou a lidar com a dor e a dor da Bê
    Ela me faz andar e vencer apesar dos obstáculos, então lembro de colocar Nam Myoho Rengue Kyo espalhado em seu quarto para que você lesse
    Para que voce andasse e vencesse também
    A gargalhada que você me deu semana passada de noite, quando brinquei com você, pois você continua noctívago ecoa todos os dias em mim
    Ganhei o mês, vejo os detalhes
    É Ita, minha fé acredita que o melhor vai acontecer e que não existe impossível
    As escolhas foram suas, mas as consequência foram nossas também
    Ah e também te chamava de Minotauro
    E você fique mais que orgulhoso da Bê, o que você le aqui no Blog é só um pedacinho da transformação dela
    Amo muito todos vocês
    ❤️

    Curtir

  5. sofia
    maio 18, 2014

    Que lindo!!!vamos todos juntos enrolar esse caretel,acredito na forca da uniao,acredito em Deus!!!!nos e todos os outros espalhados por esse mundao,podemos muito….Ahhhhh e essa bengala,alem de chiquerrima certeza,ia ser a mais perfumada…rsrsrs beijo pra vcs todos!!!!

    Curtir

  6. Bruna
    maio 19, 2014

    Você fala até de física! Que incrível!!
    Texto muito lindo e sofisticado.
    Te amo!

    Curtir

  7. bettinabopp
    maio 19, 2014

    Só falo, Bubu, mas não entendo nada! Entendo de te amar! ❤

    Curtir

  8. Claudia
    maio 20, 2014

    #agentetepuxadaqui

    Curtir

    • bettinabopp
      maio 20, 2014

      E certeza que ele vai adorar encontrar alguém como você do lado de cá, Claudia! Quem não gosta de ter por perto gente generosa, carinhosa e só do bem? Obrigada, querida! Bj

      Curtir

  9. Carla Natane
    agosto 27, 2015

    Eu tô aqui de Salvador puxando bastante!!

    Ps: De uma forma louca, você transformou a física em algo belo com esse texto!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s