pra quando você acordar

por Bettina Bopp

É vontade de esquecer

eu e o ita 004

Você não vai acreditar, mas o Leonardo di Caprio é realmente um bom ator. Ele foi indicado ao Oscar esse ano, mas não ganhou. No ano em que você dormiu, ele também foi indicado e em 2007, de novo. Três indicações a Melhor Ator mostram que ele é bom, mesmo você não achando.

Você gostava – gosta? – de assistir aos filmes indicados e vencedores do Oscar. Fico pensando qual foi o último filme que você assistiu. Dessas curiosidades meio mórbidas que eu às vezes penso, não sei se pra me consolar ou pra me torturar ”Qual foi a última coisa que ele comeu?”, “Falou com alguém ao telefone quando começou a passar mal?”, “Sentiu medo?”.

Fico na dúvida se você assistiu a Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças. Foi o ganhador de roteiro original em 2005. É um dos filmes favoritos da Maria, e como ela é cineasta e cinéfila, levo muito em consideração as preferências dela. Não foi um filme que gostei e ainda não entendo por quê.

Joel quer esquecer Clementine e para isso decide se submeter a um tratamento para apagar da memória os momentos vividos com ela.

Não vou mentir. Muitas vezes quis ter apagado você de mim. Todos os momentos. Preferiria não ser tão agarrada a você. Ser daquelas irmãs distantes, que escolhem amigos de faculdade para serem padrinhos dos filhos sem remorso. Ou que ficam muito tempo sem saber do outro, não se preocupam, têm pouco ou quase nenhum contato. Teria sido bem mais fácil. Assim, quando ouvisse “paciência, essa é a história dele, o karma que ele escolheu”, recolheria minha dor e seguiria em frente. Acho que nem teria dor.

Mas apagando você, tudo que passamos juntos também iria embora.
Desapareceria a noite anterior ao meu casamento, que ficamos no meu quarto até de madrugada chorando e prometendo poder contar um com o outro pra sempre.

E de conhecer suas risadas, as tardes com sentido, todos os aniversários, as férias em Santa Rita na fazenda da Tia Zita, em Resende no quintal da Tia Clara e na Capelinha, onde jogar besouros vivos no meu cabelo e no da Paula era sua maior diversão.

E de quando você me achou na Praia de Ipanema num domingo lotado de sol e eu, perdida e apavorada, olhando os guarda-sóis todos iguais, com a certeza de que nunca mais encontraria vocês.

E todas as visitas surpresas no meio da semana pra me levar com os meninos pra jantar e todos os presentes incríveis e inesperados pra eles e todas as vezes que te odiei para sempre.

Iriam embora a sensação de se ter sido amada, as trilhas sonoras da nossa vida, a vontade de contar algo que só você entenderia. Ainda hoje me pego pensando “preciso perguntar pro Ita quem é essa pessoa que me adicionou no Facebook e que eu não lembro de onde conheço!”. Você com certeza saberia – a Paula e você sempre foram o elo com meu passado.

Arrependido da decisão de apagar da memória quem ama, Joel começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória os quais ela não participa.

Sim, tenho saudade da gente, mas não, nunca abriria mão de você. Fica tranquilo, vou lembrar dos momentos que não vivemos e ver o futuro por nós: os filhos do Fabio crescerem, me orgulhar de quem os meus se tornaram, amar o Fabio e cuidar da mãe – e vice-versa.

Anúncios

24 comentários em “É vontade de esquecer

  1. Marcia Marzocchi
    março 16, 2014

    Lindo, amiga..

    Curtir

  2. lulicrespin
    março 16, 2014

    Porque eu ja te disse, ja escrevi, poucas pessoas tem a sorte de ter tantas historias, tantas coisas boas
    Te amo

    Curtir

  3. Livia
    março 16, 2014

    Que saudade de ligar na madrugada para contar minha noite e falar mal do meu namorado , queria ele acordado e vendo o afilhado crescer!!!!!

    Curtir

  4. Renata clapis da silva
    março 16, 2014

    Maravilhoso Betina ,eu sou a Renata esposa do Miguel, amigos da Fer e do Joao lembro de vocês ainda pequenos beijao, de um beijao na sua mãe ateee

    Curtir

  5. Mauro Gardel
    março 18, 2014

    Não deveria mais me surpreender com o tempo , mas , a última vez que estive com o Fabio foi na sala da casa de voces e com Itamar junto. Há anos que a gente não se via e claro .. parecia que tínhamos nos visto na semana anterior. Falamos , lembramos dos parceiros de Colégio , demos boas risadas e estou com eles e a Família até hoje. Torcendo sempre por aqui e muita força somada a energia pra nós todos mantermos a esperança sempre. Abraços aos meus irmãos !!! Mauro Gardel

    Curtir

    • bettinabopp
      março 18, 2014

      Ah, Gardel, que bonito. Gosto muito de um trecho de um texto que diz “Afinidade é um dos poucos sentimentos que resistem ao tempo e depois. Não importam as impossibilidades, os adiamentos, a distância, a ausência. Qualquer reencontro retoma a relação.” Sua torcida é importante, querido! Bj

      Curtir

  6. Aline Coutinho
    março 19, 2014

    lindo demais, como sempre… beijos!

    Curtir

  7. Bruna
    março 19, 2014

    Nunca apagaria meus dias brincando no quarto dele, roubando chiclete, mexendo nas roupas e ouvindo CDs. Nem dá pra esquecer do cheiro que só o carro dele tinha e a sensação de segurança que ele passava – com o Má por perto, nada de mal podia acontecer.
    Ele vai voltar, mãe. E a gente vai poder reviver o que passou e o que está por vir.
    Se lembra do futuro que a gente combinou?
    Te amo!

    Curtir

    • bettinabopp
      março 19, 2014

      E os ovos de páscoa gigantes e as batatinhas de marzipã! A primeira sobrinha, e afilhada, teve sempre um lugar especial na vida dele. E a Bubu podia tudo! Te amo!

      Curtir

  8. Fabi
    março 23, 2014

    Lindo demais Bê!!

    Curtir

  9. Kris Gonçalves
    abril 6, 2014

    Lindo, lindo, lindo! Sem mais… Bjs Bettina!

    Curtir

  10. Flávia Arruda Xavier
    abril 14, 2014

    Ah, meu Deus…Acabo de ler todas as publicações que não tinha visto ainda.Vou ficar sócia da Klinex!!! Bê, já tô imaginando o LIVRO lindo que poderia acolher todas estas histórias e fazer caber tantas memórias e desejos. Você vai loooonge e o Itamar vai com você!!! Saudades , amiga. bj grande

    Curtir

    • bettinabopp
      abril 14, 2014

      Ah, querida, que bom que lê e que gosta! É importante pra mim, ainda mais vindo de você que tem esse olhar tão delicado! To com saudades! Bj

      Curtir

  11. Bibiana Salles
    maio 15, 2015

    Puxa Bettina… não tem um novo texto seu que eu não venha correndo ler… São intensos, emocionantes, consigo ouvir cada letra que você escreve… Acho incrível sua iniciativa de escrever e sou sua fã… Fã da sua mãe, fã de toda a sua família… Estive na casa da Mariel há alguns anos… quando encontrei com ela foi uma emoção sem fim… mas ver o Ita lá em cima, quebrou meu coração. Uma parte de mim, certamente ficou ali naquele quarto… Nunca tive oportunidade de agradecer todo carinho que recebi de todos, as lembranças que tenho do Sr. Itamar… enfim… A Visual foi meu primeiro emprego e para mim era muito mais do que um trabalho, me sentia modestamente como parte da família… e estarei sempre aqui acompanhando, sorvendo cada palavra sua… um dia gostaria de vê-la e apresentar minhas filhas… deixo um beijo para todos. Obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

    • bettinabopp
      maio 15, 2015

      Que linda sua mensagem, Bibiana, me emocionou! Traga suas filhas quando quiser, quero conhecê-las! Vc fez sim parte da nossa família e vou guardar com carinho a parte do seu coração que ficou no quarto do Ita! Um beijo

      Curtir

  12. Bibiana Salles
    maio 15, 2015

    Guarda mesmo Bettina!! porque não passa um dia sequer que eu não faça uma oração por vocês…. Não me prolongarei mais falando destes sentimentos, prefiro mil vezes olhar nos seus olhos e dize-los, mas gostaria muito de ir ai com minhas meninas… você tem meu email quando puder nos receber vai ser um grande prazer…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s